Conheça os alimentos benéficos para quem tem herpes


  • +A
  • -A
Imagem do post Conheça os alimentos benéficos para quem tem herpes

Você sabia que o tratamento do herpes também passa por uma boa alimentação? Além de todas as medicações adequadas para amenizar os efeitos da doença, tudo aquilo que ingerimos no dia a dia é primordial para manter o vírus controlado, dificultando a sua ação e o seu aparecimento no corpo. Por isso, atente-se a um cardápio saudável e rico em nutrientes para suavizar a infecção!

Lisina é uma grande aliada

A alimentação para herpes faz parte essencial do tratamento, ajudando a fortalecer o sistema imune, de defesa do organismo, que diminui os sintomas da doença e a frequência de sua manifestação. A grande fonte nutricional para auxiliar essa ação chama-se lisina, um aminoácido, muito encontrado em alimentos como queijos e lacticínios, ovos, peixes, que estimula o organismo a produzir enzimas, hormônios e anticorpos, criando uma espécie de capa “protetora” nas células do corpo, protegendo e evitando a multiplicação do vírus.

De acordo com a nutricionista Caroline Codonho, esses alimentos—denominados “imunomoduladores”—como, principalmente, as fontes de vitamina C, atuam diretamente nesse trabalho de defesa do organismo, no combate às ações ofensivas do vírus que, por ainda não ter cura, só pode ter seus efeitos amenizados.

A especialista lista algumas boas opções de alimentos para incluir no cardápio contra o herpes. “Para o controle do herpes é necessário inserir alimentos com baixo teor de carboidrato: vegetais folhosos, as ervas em geral e frutas preferencialmente com cascas. Linhaça, peixes, como a sardinha, chia, iogurtes fermentados e probióticos”, destaca a profissional.

Alimentos que provocam o aparecimento de herpes

Por outro lado, se alguns alimentos ajudam no combate ao aparecimento do herpes, outros fazem efeito contrário e precisam ser evitados por quem possui o vírus. Para controlar o surgimento da infecção é importante reduzir ou eliminar os alimentos ricos em arginina, aminoácido encontrado em oleaginosas, como as castanhas (todas, mas em especial o amendoim), levedo de cerveja e carboidratos simples refinados. “O vírus da herpes gosta de arginina, eles aceleram o seu processo de evolução, por isso todos os alimentos com esse aminoácido devem ser evitados”, ressalta a nutricionista.

 

Dra. Caroline Codonho é nutricionista especializada em Fisiologia e Metabolismo com aplicação em Atividade Física e Nutrição pela Universidade de São Paulo (USP). CRN: 13100445

TAGS
herpes
pele

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

10 comentários para "Conheça os alimentos benéficos para quem tem herpes"

Jario Pereira de souza

Boa tarde Dra.Caroline Cedonho gostaria de saber se laranja é benéfico para amenizar o virus da herpes porque eu li a respeito dizendo que sim já em outra pesquisa disse o posto que não era bom por causa da acidez. Pra eu não ter mais dúvida tem como listar algumas frutas que trazem benefícios pra quem tem o virus da herpes

ricardo

tenho herpes quero saber qual é a melhor alimentação e com pode ser tratada

anonimo

Boa noite tenho herpes queria saber quais os alimentos que devo e os que não devo comer para evitar que apareça. ..

Cuidados Pela Vida

Olá Jairo, as frutas que contém vitamina C são benéficas para evitar o surgimento da herpes pois elas fortalecem o seu sistema imunológico.
Abraços

Cuidados Pela Vida

Olá Cleumar, A especialista lista algumas boas opções de alimentos para incluir no cardápio contra o herpes. “Para o controle do herpes é necessário inserir alimentos com baixo teor de carboidrato: vegetais folhosos, as ervas em geral e frutas preferencialmente com cascas. Linhaça, peixes, como a sardinha, chia, iogurtes fermentados e probióticos”, destaca a profissional.

Barbara

Desculpe-me mas há uma falha na matéria. A levedura de cerveja é muito importante no compate a Herpes e não o contrário.

Larissa

Boa noite queria saber quais alimentos certos para quem possui o virus da herpes. O q eu devo comer

Cuidados Pela Vida

Oi Larissa, a L-Lisina é um aminoácido essencial para construção de várias proteínas no corpo, é considerado fundamental, pois ela produz anticorpos e ajuda no fortalecimento do sistema imunológico. Ela pode ser encontrado em certos alimentos, a carne é uma das principais fontes desse aminoácido, especialmente de aves e peixes. Também é possível encontrar a lisina no leite e em seus produtos derivados, como iogurtes e queijos. Entre os grãos, a soja, a ervilha e o feijão possuem quantidades consideráveis do aminoácido.

daniele kozlowsky de Brito

eu faco dieta acompanha pela nutri , de uns tempos p ca , tenho herpes continua , e, dois meses ja manifestou umas quatro vezes , tomo vit c e centros um mes , pq sera que estou tendo essa manifestacao direto

Cuidados Pela Vida

Oi Daniele, a volta dos sintomas do herpes varia muito de uma pessoa para outra. O mecanismo exato que determina essa reativação é desconhecido, porém é frequentemente associado à diminuição da resposta imunológica. Nas crises é importante consultar o médico dermatologista ou o infectologista para o tratamento adequado. Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.

x