Como fazer para prevenir o envelhecimento precoce das células?


  • +A
  • -A

O envelhecimento celular precoce ocorre por meio dos radicais livres, que são átomos ou moléculas instáveis e oxidantes que atacam as células sadias que estiverem ao seu redor, prejudicando sua estrutura. Para evitar que isso ocorra, é necessário confrontar os radicais com agentes antioxidantes, os quais podem ser obtidos em alimentos ou em remédios.

Vitamina E é excelente opção de agente antioxidante


Dentre os agentes antioxidantes, a vitamina E é um dos mais potentes, sendo, portanto, uma ótima opção no combate ao envelhecimento precoce das células. “Além de tudo, trata-se de uma vitamina importante em diversos processos metabólicos que favorecerem a um bom funcionamento sistêmico. Pode ser encontrada em alimentos como azeite, abacate, semente e óleo de girassol, amendoim, castanhas e amêndoas”, explica a nutricionista Carla Cotta.

Segundo a médica, a vitamina E é importante para o organismo pois protege as membranas celulares, região da célula que é normalmente atacada pelos radicais livres. “Ela também funciona como ‘regeneradora’ da vitamina C, que trabalha como sua parceira. Além do envelhecimento celular acelerado, a carência de vitamina E está relacionada a problemas musculares e anemia”.

Desaceleração do envelhecimento celular precoce


Apesar de provocarem esse envelhecimento celular precoce, os radicais livres são produzidos normalmente pelo organismo e, em quantidades normais, não são perigosos. O problema é quando os níveis se elevam, o que não é difícil de acontecer, já que eles também se originam de elementos do meio ambiente. Poluição industrial e urbana, cigarro, radiação e até medicações contribuem para a criação dos radicais no corpo humano.

De acordo com a profissional, prevenir o envelhecimento é algo ainda questionável. “O próprio oxigênio, essencial para a vida, é pró envelhecimento, se percebido por alguns aspectos. Na verdade, o termo mais usado hoje é desaceleração do envelhecimento, e não prevenção. A nutrição adequada, equilibrar o quadros de estresse e prática de atividade física adequada são meios importantes para conseguir desacelerar o envelhecimento”.

Dra. Carla Cotta é nutricionista, graduada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e especialista em Nutrição Clínica Funcional pela UNICSUL. CRN4 02100097 – http://www.carlacotta.com.br/

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
TAGS
alimentacao
vitamina-e

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

3 comentários para "Como fazer para prevenir o envelhecimento precoce das células?"

marcos cesar da silva

gostei muito da matéria sobre dicas importante sobre nossa saúde.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Marcos
Que bom que gostou, faz nosso trabalho valer a pena. Obrigado

Noemia

Adorei a ma teria ,foi muito produtiva.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.