Qual a relação do consumo de carne vermelha e o colesterol ruim (LDL)?


  • +A
  • -A

O brasileiro adora carne vermelha e essa preferência não é segredo para ninguém. Seja num churrasco com os amigos ou com a família ou nas refeições durante a semana, sempre existe um espaço no prato reservado para a carne. No entanto, quem tem problemas de colesterol deve ficar atento para não exagerar no consumo e, assim, não prejudicar a saúde.

Gordura da carne vermelha aumenta níveis de colesterol ruim


“Quando a pessoa come carne vermelha gorda (com gordura visível ou entranhada no meio da fibra muscular) em grande quantidade e com muita frequência, é possível ter um aumento no
colesterol total e no LDL-colesterol“, afirma a nutricionista Adriana Ávila. O LDL é também chamado de colesterol ruim por fazer mal ao corpo humano quando em excesso.

A relação entre a carne vermelha e o colesterol está na composição do alimento. “Ela tem mais colesterol e gordura saturada quando comparada às carnes brancas, como peixes e aves”, explica a profissional. Segundo a especialista, não é errado comê-la em quantidades adequadas. O problema é quando o consumo é feito diariamente, no jantar e no almoço, e com grandes pedaços de gordura.

Variar entre carnes vermelhas e brancas evita aumento do colesterol ruim

 

Quem tem níveis altos de colesterol ruim não precisa excluir totalmente a carne vermelha de sua alimentação. No entanto, é importante prestar atenção em alguns detalhes. “A pessoa deve escolher carne vermelha magra, sem gordura aparente e consumir 100 gramas no almoço ou jantar. Deve variá-la com frango ou peixeperu sem pele e lombo de porco”, explica a nutricionista.

De acordo com Adriana, alguns cortes são melhores para quem está preocupado com os níveis de colesterol, como o patinho, o lagarto e o coxão mole ou duro. A costela, o cupim e o contrafilé são cortes mais gordos e devem ser evitados. Entre estas duas categorias está o filé mignon. Já para o consumo da picanha, a fraldinha e a maminha, a especialista recomenda retirar o máximo possível de gordura visível nos churrascos.

Adriana Ávila é nutricionista, formada pelo Centro Universitário São Camilo e atua em São Paulo. CRN-SP: 3-2816.

Foto: Shutterstock

TAGS
alimentacao
cardiovascular
colesterol
coracao

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

10 comentários para "Qual a relação do consumo de carne vermelha e o colesterol ruim (LDL)?"

Marta Joana Macombo

Foi bom a instrução no que tange ao nivel alto de colesterol LDL realmente e importante saber controlar esses niveis altos pautando na alimentacao saudavel.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Marta, ficamos felizes que tenha gostado! Continue por aqui para ter acesso a essas e outras informações. Abraços.

Aristides Costa

Muito importante ter essas informações por parte de um profissional, pois, nós pessoas comuns, só pensamos em comer e se saciar. Obrigado

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Aristides, ficamos felizes que tenha gostado! Nossa intenção é que todos tenham acesso a informação e possam assim cuidar da saúde. Abraços.

Cláudia

Obrigado pelas informações,foram de grande ajuda para mim.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Cláudia, ficamos felizes que tenha gostado. Continue por aqui para ter acesso a essas e outras informações. Abraços.

Bernadete

Muito bom o esclarecimento, temos mesmo q está sempre atento. Esses esclarecimentos nos ajudar a cuidar melhor de nossa saúde.Gostaria muito, se possível de um esclarecimento sobre como aumentar o colesterol bom. Pois o meu colesterol bom é sempre abaixo da média nos exames q realizo.Obrigada!!

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Bernadete, ficamos felizes que você tenha gostado. Segue o link de uma outra matéria com informações que podem esclarecer sua dúvida:
https://cuidadospelavida.com.br/cuidados-e-bem-estar/alimentacao/quais-alimentos-sao-fontes-de-hdl-c-o-chamado-bom-colesterol
Abraços.

José Roberto Cordeiro

Foi muito importante para mim, e com certeza aplicarei para os meus. Obrigado.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá José, que bom que gostou , tenho outra para você, https://cuidadospelavida.com.br/cuidados-e-bem-estar/alimentacao/medidas-reduzir-colesterol-ruim. Fique por aqui para mais matérias como essa. Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.