O que fazer para manter a saúde cardiovascular?


  • +A
  • -A

A manutenção da saúde cardiovascular é muito importante para a qualidade de vida, e o ideal, nesse sentido, é uma abordagem ampla, que envolve tanto a alimentação quanto a prática de exercícios físicos regulares. Dentre os nutrientes, um destaque vai para o ômega 3, um tipo de gordura insaturada bastante benéfica para a saúde em geral, com destaque para o sistema cardiovascular. Seu consumo evita o acúmulo de placas de gordura nas artérias, permitindo que o sangue circule de maneira adequada. Porém, esse não é o único aliado do coração. Outras substâncias e medidas também são importantes para manter as veias e artérias saudáveis.

“Para manter a saúde em dia é imprescindível ter uma alimentação completa e equilibrada, que inclua frutas, legumes e verduras variados, aliada à prática de exercícios físicos supervisionados”, afirma a nutricionista Ranay Tavares. A alimentação saudável e variada é fundamental para a obtenção de nutrientes importantes para diversas funções do corpo.

 

A alimentação é muito importante para manter uma boa saúde cardiovascular

 


Uma alimentação balanceada é um excelente caminho para manter a saúde cardíaca. Frutas vermelhas ou arroxeadas, como jabuticaba, morango, amora e framboesa, por exemplo, são importantes aliados na regulação da pressão arterial e ajudam a reduzir o risco de formação de placas de gordura. Os vegetais com uma coloração verde-escura, como couve, agrião, rúcula, espinafre e brócolis, entre outros, também são importantes nesse sentido, já que são ricos em vitamina K, que atua diretamente no bom funcionamento do coração.

Por outro lado, alguns alimentos estão associados ao aumento dos níveis de colesterol “ruim” (LDL) e triglicerídeos. Carnes muito gordurosas, embutidos (salsichas e linguiças), frituras e biscoitos recheados, por exemplo, devem ser evitados ou consumidos em moderação.

Para a obtenção de ômega 3, o consumo de alguns peixes, como salmão, é recomendado. No entanto, a população brasileira come, em geral, menos peixe do que o recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), com uma média de 9kg por ano (variando drasticamente em diferentes regiões do país) diante dos 12kg anuais recomendados pela OMS. Por isso, a suplementação desse nutriente pode ser indicada para suprimir essa carência, garantindo os benefícios do ômega 3 no dia a dia.

 

Importância do exercício físico na saúde do coração

 


A prática de atividades físicas também é fundamental
para garantir uma boa saúde cardiovascular, pois a movimentação estimula a circulação ao reduzir a pressão que o músculo cardíaco faz para bombear o sangue para todo o corpo. Além disso, a queima de gordura resultante do exercício resulta no aumento do colesterol “bom” (HDL) e na redução do LDL.

 

Ranay Tavares da Silva é nutricionista formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). CRN: 15101162

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
TAGS
alimentacao
cardiovascular
nutricao

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

1 comentário para "O que fazer para manter a saúde cardiovascular?"

Floriano de Pinho Amaral

Alem do ômega 3, quais alimentos são recomendados para a saúde cardiovascular.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.