Beber água com frequência pode ajudar no tratamento de hemorroidas?

  • +A
  • -A

Manter o organismo hidratado ajuda no bom funcionamento de todo o corpo, segundo o coloproctologista Umberto Morelli, dando maior disposição, auxiliando nos processos de eliminação de toxinas, como a produção de urina, e melhorando o funcionamento do intestino, o que beneficia diretamente o tratamento de hemorroidas. 

Hidratação adequada ajuda a evitar sintomas das hemorroidas


“Junto de outros fatores secundários, a
causa principal da doença hemorroidária é a constipação. Evacuar fezes endurecidas e calibrosas estressa o plexo hemorroidário, favorecendo a saída das hemorroidas pelo orifício anal e podendo causar sangramento e dor”, afirma o especialista. 

Para eliminar as fezes ressecadas causadas pela falta de hidratação, é preciso fazer um grande esforço na hora da evacuação, o que pode não só atrapalhar o tratamento de hemorroidas nos pacientes que já foram diagnosticados, mas também levar ao desenvolvimento da doença. 

Cuidados com a alimentação são importantes para o tratamento de hemorroidas


De acordo com o coloproctologista, o ideal é consumir de 2 a 3 litros de líquidos por dia, dando preferência à água. Além disso, o médico alerta para alguns cuidados importantes com a alimentação: “O consumo de alimentos condimentados e picantes e de bebidas alcoólicas pode causar a inflamação das hemorroidas, que pode evoluir numa crise com
dor, inchaço e até sangramento“. 

Dr. Morelli recomenda ainda manter uma alimentação rica em fibras, com consumo diário de pelo menos 2 porções de frutas e verduras. “Isso contribui para a saúde intestinal correta, com evacuações frequentes e de consistência pastosa, que não causam esforço na hora de usar o banheiro”, conclui o especialista. 

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. Umberto Morelli

Dr. Umberto Morelli

Coloproctologia

CRM: 159325 / SP

TAGS
circulacao
hemorroidas

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

4 comentários para "Beber água com frequência pode ajudar no tratamento de hemorroidas?"

Eunice silva cunha

Gostei recomendações. Eu costumo ficar com as fezes muito duras qdo bebo pouca agua .Mas ajuda muito comer mamao e aveia.O esforço para evacuar causa hemorróidas e dor.Exercicios fisicos tambem sao importantes.obrigada!

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Eunice. Ficamos felizes que tenha gostado da matéria, continue conosco para mais informações como estas. Abraços.

Flávia

Quando a hemoraide incha que eu faço

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Flávia. Independente do tipo das hemorroidas, é muito importante que o paciente busque um médico especialista assim que os sintomas aparecerem para controlar o quadro. Segundo comenta o Dr. Jayme Ramos de Almeida Filho: “As hemorróidas podem inchar e se tornar extremamente dolorosas. É importante destacar que são elas mesmas que incham e não o tecido que fica ao redor”. “Devido à dor provocada, o ideal é iniciar o tratamento adequado para o problema assim que o diagnóstico for feito”. Além do inchaço, os pacientes sofrem com sintomas como sangramento, dor e prolapso, mais comuns ao momento de defecação. Sugerimos que busque orientação médica apara avaliação de seu caso e tratamento. Estimamos melhoras.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.