Quais alimentos você deve evitar, agora que está mantendo o tratamento para a hipertensão?


  • +A
  • -A

A hipertensão é uma das doenças que mais atinge a população brasileira: o número de diagnósticos já superou a casa dos 30 milhões, segundo o Ministério da Saúde. Se você é uma das pessoas com pressão alta, além de usar os medicamentos prescritos pelo seu médico, não se esqueça de que é preciso também cuidar da alimentação, afinal, ela impacta diretamente no controle da doença.

Consumo exagerado de sal piora hipertensão


Existem algumas substâncias e alimentos que você deve evitar durante o tratamento da hipertensão, mas a atenção deve ser redobrada quanto ao consumo de sal. “Já está comprovado que o excesso de sal, tanto por meio de alimentos processados, enlatados e temperos, ou pelo sal que é adicionado à comida já no prato do paciente, estão associados a um pior controle da pressão arterial”, afirma o cardiologista Francisco Flávio Costa Filho.

O exagero de sal na alimentação favorece diversas complicações cardiovasculares e renais, como infarto e insuficiência renal. Você pode ser mais ou menos sensível ao sal que outras pessoas, o que faz com que a quantidade ideal varie para cada paciente hipertenso, mas, de maneira geral, “é recomendado o consumo diário de 2 gramas de sódio ou 5 gramas de sal de cozinha para a redução da pressão arterial”, segundo o nutricionista João Henrique Rodrigues.

Pacientes com pressão alta não devem consumir bebidas alcoólicas


É fundamental que você
reduza ainda a quantidade de frituras, molhos prontos, caldos de carne, produtos defumados, bebidas isotônicas e refrigerantes consumidos no dia a dia, de acordo com o especialista. O mesmo vale para o álcool. “O consumo excessivo de bebidas alcoólicas também está relacionado ao aumento da pressão arterial, sendo considerado como um fator de risco”, afirma Dr. Rodrigues.

Mas para que a hipertensão seja controlada com eficácia, você precisa modificar sua alimentação profundamente, focando em produtos saudáveis e que ajudem a criar refeições balanceadas, com mais frutas, verduras e legumes. O nutricionista indica gorduras insaturadas, alho, café, fibras, chá verde, oleaginosas, chocolate amargo e laticínios com baixo teor de gordura como aliados na redução da pressão arterial.

 

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. João Rodrigues

Dr. João Rodrigues

Reumatologia

CRM: 21008 / PE

TAGS
alimentacao
pressao-alta

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

14 comentários para "Quais alimentos você deve evitar, agora que está mantendo o tratamento para a hipertensão?"

Tenho me surpreendido em apenas 03 dias na mudança na alimentação, com frutas e verduras e legumes e o mais atenuante é que minha pressão caio 15/10 P/10/07, e vale lembrar que tomei o chá de alho nesse período, fica a incógnita, de quem foi mais eficaz:

Antonio

Drs. gostaria de saber quais alimentos que como hipertenso não devo consumir ou comer.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Antonio, o exagero de sal na alimentação favorece diversas complicações cardiovasculares e renais. De acordo com o especialista Dr. João Henrique Rodrigues: É fundamental que você reduza ainda a quantidade de frituras, molhos prontos, caldos de carne, produtos defumados, bebidas isotônicas e refrigerantes consumidos no dia a dia. Ao realizar uma consulta com o nutricionista, ele poderá indicar uma dieta balanceada para o seu caso. Abraços.

Alexandre Fernandes

Preciso saber sobre alimentação mesmo pois sou ipertenso pressão 15 18 17 é porão vai é a minha alimentação preciso mudar é preciso perder peso estou gordo peso 135 kilos tenho 1.78 de altura peço uma ajuda alimentar e te 3 meses que fiz uma cirurgia de hérnia umbilical por isso também preciso perder peso.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Alexandre, siga todas as orientações médicas para que você possa ter uma melhor qualidade de vida. Abraços.

Célio Damaceno

Muito receber orientações adequadas num momento que fazemos muitas coisas erradas

Claudemir Fernando Pereira

Profissionais como os médicos, que se atualizam e se dedicam á saúde de seus pacientes, devem ser seguidos a risco, pois sou exemplo, que a 1 ano fui acometido por infarto ( mesmo não fumante – não consumidor de alcool ), e fui submetido á ponte safena(3) sendo uma mamaria. Sei o que é passar NATAL – ANO NOVO no hospital,, depois se recuperar para uma nova fase da vida. Portanto, meu conselho é melhorar seus hábitos alimentares e procurar sempre um medico para orientação e checkup continuo.. isso vale para qualquer idade. Merecemos nos permitir atento a saúde. Abraços e boa saúde.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Claudemir, obrigada por compartilhar sua história conosco! Parabéns pelo empenho na busca de uma maior qualidade de vida. Abraços.

Teresa shimabukuro

Boa tarde, Feliz ano novo para todos os profissionais que nos orientam. Outro dia, uns 20 dias, estava com forte dor de cabeça, relutei em verificar minha pressão, acreditando que era sintomas de resfriado, mas qual minha surpresa, minha pressão acusava alta de 15 por 10, depois 13 por 9. Tomei um antigripal, e reduziu para 12 por 8. Minha alimentação é com baixo consumo de sal.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Teresa, feliz ano novo para você também. Alguns medicamentos podem ter como efeito a diminuição da pressão arterial. Por isso o mais indicado é que você realize uma consulta com o médico especialista para que ele possa verificar o motivo do aumento da sua pressão e possa assim te orientar corretamente. Abraços.

Elizabeth Makuska

Já ouvi comentários sobre alguns alimentos terem alto índice de sódio na sua composição , por exemplo : couve .É um fato ? Couve é um alimento que deve ser consumido com moderação pelos hipertensos?Se sim , há outros alimentos que, mesmo em natura contém sódio , e devam ser evitados pelos hipertensos?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Elizabeth, a couve é um vegetal riquíssimo, fonte de fibras e nutrientes. Ela pode sim fazer parte do seu cardápio. Ao realizar uma consulta com o nutricionista, ele poderá indicar uma dieta balanceada para o seu caso. Abraços.

Elenice Oliveira Sacui

Dr. Boa noite tenho 78kls 1.55Alt. 59 anos sou hipertensa gostaria de saber se estou na obesidade estou acima do peso pode me ajudar obrigado..

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Elenice, de acordo com a Organização Mundial de Saúde, o IMC é calculado por meio do peso (em quilos) dividido pela altura (em metros) ao quadrado. No seu caso o cálculo seria: 78 / (1,55 x 1,55) = 32,46.
Os resultados classificam-se da seguinte forma:
Menor que 18,5 – Abaixo do peso
Entre 18,5 e 24,9 – Peso normal
Entre 25 e 29,9 – Sobrepeso (acima do peso desejado)
Igual ou acima de 30 – Obesidade.
Realize uma consulta com o médico especialista para que ele possa te orientar adequadamente. Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.