Quais alimentos devem ser evitados por um paciente que está se recuperando de um infarto?
REDAÇÃO CUIDADOS PELA VIDA /
- COLABORARAM NESTE CONTEÚDO:
- Dr. Gabriel Dotta
- +A
- -A
A recuperação de um infarto exige um tratamento específico baseado em uma série de cuidados, como uso adequado da medicação prescrita e adoção de hábitos de vida saudáveis. A alimentação tem grande importância nesse quadro, já que as substâncias ingeridas contribuem diretamente para a proteção ou agravamento da saúde cardiovascular.
Os alimentos mais perigosos são aqueles ricos em gorduras saturada e trans e que possuem valores nutricionais baixos. Carnes gordurosas, leite integral, queijos amarelos, manteiga, embutidos em geral, molhos prontos, biscoitos recheados, frituras e sorvetes são alguns exemplos.
Ações necessárias no tratamento de um infarto
As dietas mais aceitas são as que substituem gorduras saturadas por mono ou poli-insaturadas, excluem ácidos graxos trans e são ricas em frutas e verduras, informa o cardiologista Gabriel Dotta.
Recomenda-se cessar todo tipo de excesso na alimentação, controlar consumo de bebida alcoólica e evitar em definitivo qualquer forma de tabagismo. “Deve-se reduzir o consumo de açúcares simples e carboidratos e não consumir bebida alcoólica em excesso (até 30g/dia)”, afirma Dotta. Além disso, indica-se a prática regular de exercícios físicos.
Alimentos importantes para auxiliar no controle colesterol
As fibras são fundamentais no controle do colesterol, assim como os antioxidantes. Alface, couve, cereais integrais e frutas com casca são exemplos de alimentos ricos em fibras. Já os antioxidantes são os alimentos ricos em vitamina C (laranja, limão, acerola) e vitamina E (castanhas, amêndoas, abacate, azeite). “Devemos também buscar alimentos ricos em ômega 3 (soja, canola, linhaça, alguns peixes e crustáceos)”, completa o cardiologista.
Foto: Shutterstock
- COLABORARAM NESTE CONTEÚDO:
-
Dr. Gabriel Dotta
Cardiologia
CRM: 172476 / SP
- 22 comentários para "Quais alimentos devem ser evitados por um paciente que está se recuperando de um infarto?"
-
Marta Joana Macombo
Sou hipertensa, sensivelmente a 6 anos, e tenho estado a controlar a minha medicação regularmente, so que a tres meses atras ainda neste ano em curso de 2018, tive sinais do início de um acidente vascular cerebral, manifestando-se pelo desmaio que ja tive em Fevereiro, constantes tonturas e formigueiro do braço e perna direita.Que cuidados devo ter para evitar AVC?
CUIDADOS PELA VIDA
Oi Marta, segue o link de uma de nossa matérias com informações para você:
https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/hipertensao/avc-como-evitar-o-mal-seculo
Abraços. -
Maria jocelia
Gostaria de saber qual oleo p frituras Eu posso usar p pessoa que teve infarto ? Oleo de coco ou gordura de porco ou azeite , gosto muito de ovos fritos no cafe e me marido tbm mas ele teve 2 infartos e estou com duvidas sobre o que usar p frituras
CUIDADOS PELA VIDA
Oi Maria Jocelia, segue o link de umas de nossas matérias com informações para você:
https://cuidadospelavida.com.br/cuidados-e-bem-estar/alimentacao/manteiga-oleo-ou-azeite-qual-e-o-mais-indicado-para-quem-esta-com-colesterol-acima-normal
Abraços. -
Jose Altair Ribeiro
Estive infarto no dia 2 de janeiro .de uns 20 dias pra cá achei qui estava bom fui comer de tudo .comecei a sentir o coração alterando a batida e doendo como se estivesse fazendo força tomei uns oito copos de água tomei 4 a.s e comecei a melhorar mas eu fiquei também 8 horas sem tomar o caverdilou pode ser a falta do caverdilou
-
Eduardo Bulgari
Boa tarde, Tive um infarto recentemente, fiz 2 angeoplastia e gostaria de saber o que posso comer e a quantidade de sal a ser usada nos alimentos?
CUIDADOS PELA VIDA
Olá, Eduardo. A indicação de uma dieta deve ser personalizada conforme análise do histórico, de exames e dos hábitos do paciente. O DR. Gabriel Dotta comenta na matéria que fibras são fundamentais no controle do colesterol, assim como os antioxidantes. Alface, couve, cereais integrais e frutas com casca são exemplos de alimentos ricos em fibras. Já os antioxidantes são os alimentos ricos em vitamina C (laranja, limão, acerola) e vitamina E (castanhas, amêndoas, abacate, azeite). “Devemos também buscar alimentos ricos em ômega 3 (soja, canola, linhaça, alguns peixes e crustáceos)”, acrescenta. Sugerimos que busque o especialista para avaliação de seu caso pois a dieta não é a mesma para todos os pacientes. Desejamos sua completa recuperação.
- Deixe seu comentário
Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.