Quais alimentos devem ser evitados por um paciente que está se recuperando de um infarto?

  • +A
  • -A

A recuperação de um infarto exige um tratamento específico baseado em uma série de cuidados, como uso adequado da medicação prescrita e adoção de hábitos de vida saudáveis. A alimentação tem grande importância nesse quadro, já que as substâncias ingeridas contribuem diretamente para a proteção ou agravamento da saúde cardiovascular.

Os alimentos mais perigosos são aqueles ricos em gorduras saturada e trans e que possuem valores nutricionais baixos. Carnes gordurosas, leite integral, queijos amarelos, manteiga, embutidos em geral, molhos prontos, biscoitos recheados, frituras e sorvetes são alguns exemplos.  

Ações necessárias no tratamento de um infarto


As dietas mais aceitas são as que substituem gorduras saturadas por mono ou poli-insaturadas, excluem ácidos graxos trans e são ricas em frutas e verduras, informa o cardiologista Gabriel Dotta.

Recomenda-se cessar todo tipo de excesso na alimentação, controlar consumo de bebida alcoólica e evitar em definitivo qualquer forma de tabagismo. “Deve-se reduzir o consumo de açúcares simples e carboidratos e não consumir bebida alcoólica em excesso (até 30g/dia)”, afirma Dotta. Além disso, indica-se a prática regular de exercícios físicos.

Alimentos importantes para auxiliar no controle colesterol


As fibras são fundamentais no controle do colesterol, assim como os antioxidantes. Alface, couve, cereais integrais e frutas com casca são exemplos de alimentos ricos em fibras. Já os antioxidantes são os alimentos ricos em vitamina C (laranja, limão, acerola) e vitamina E (castanhas, amêndoas, abacate, azeite). “Devemos também
buscar alimentos ricos em ômega 3 (soja, canola, linhaça, alguns peixes e crustáceos)”, completa o cardiologista.  

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. Gabriel Dotta

Dr. Gabriel Dotta

Cardiologia

CRM: 172476 / SP

TAGS
alimentacao
cardiovascular
coracao
infarto
nutricao

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

44 comentários para "Quais alimentos devem ser evitados por um paciente que está se recuperando de um infarto?"

cristina regio dos santos

Muito interessante as dicas sobre a matéria.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Cristina, continue por aqui para ter acesso a essas e outras informações. Abraços.

Marta Joana Macombo

Sou hipertensa, sensivelmente a 6 anos, e tenho estado a controlar a minha medicação regularmente, so que a tres meses atras ainda neste ano em curso de 2018, tive sinais do início de um acidente vascular cerebral, manifestando-se pelo desmaio que ja tive em Fevereiro, constantes tonturas e formigueiro do braço e perna direita.Que cuidados devo ter para evitar AVC?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Marta, segue o link de uma de nossa matérias com informações para você:
https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/hipertensao/avc-como-evitar-o-mal-seculo
Abraços.

Maria jocelia

Gostaria de saber qual oleo p frituras Eu posso usar p pessoa que teve infarto ? Oleo de coco ou gordura de porco ou azeite , gosto muito de ovos fritos no cafe e me marido tbm mas ele teve 2 infartos e estou com duvidas sobre o que usar p frituras

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Maria Jocelia, segue o link de umas de nossas matérias com informações para você:
https://cuidadospelavida.com.br/cuidados-e-bem-estar/alimentacao/manteiga-oleo-ou-azeite-qual-e-o-mais-indicado-para-quem-esta-com-colesterol-acima-normal
Abraços.

Jose Altair Ribeiro

Estive infarto no dia 2 de janeiro .de uns 20 dias pra cá achei qui estava bom fui comer de tudo .comecei a sentir o coração alterando a batida e doendo como se estivesse fazendo força tomei uns oito copos de água tomei 4 a.s e comecei a melhorar mas eu fiquei também 8 horas sem tomar o caverdilou pode ser a falta do caverdilou

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, José Altair. Enviamos um e-mail para obtermos mais informações sobre o seu relato. Abraços!

Eduardo Bulgari

Boa tarde, Tive um infarto recentemente, fiz 2 angeoplastia e gostaria de saber o que posso comer e a quantidade de sal a ser usada nos alimentos?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Eduardo. A indicação de uma dieta deve ser personalizada conforme análise do histórico, de exames e dos hábitos do paciente. O DR. Gabriel Dotta comenta na matéria que fibras são fundamentais no controle do colesterol, assim como os antioxidantes. Alface, couve, cereais integrais e frutas com casca são exemplos de alimentos ricos em fibras. Já os antioxidantes são os alimentos ricos em vitamina C (laranja, limão, acerola) e vitamina E (castanhas, amêndoas, abacate, azeite). “Devemos também buscar alimentos ricos em ômega 3 (soja, canola, linhaça, alguns peixes e crustáceos)”, acrescenta. Sugerimos que busque o especialista para avaliação de seu caso pois a dieta não é a mesma para todos os pacientes. Desejamos sua completa recuperação.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.