Quais alimentos podem ajudar a controlar a pressão arterial?


  • +A
  • -A

A alimentação influencia diretamente a pressão arterial, pois os nutrientes presentes em tudo o que é ingerido podem beneficiar ou prejudicar a saúde cardiovascular. “Em geral, uma dieta baseada em frutas, verduras e grãos favorece o controle da pressão arterial”, afirma a nutricionista Carla Cotta.

 

Benefícios dos alimentos para a saúde cardiovascular

 

As frutas, vegetais, legumes e grãos são ricos em cálcio, potássio, magnésio, fibras e outros compostos que favorecem o controle da pressão arterial. Além disso, frutas, vegetais e grãos possuem compostos antioxidantes, que ajudam a proteger a saúde cardiovascular. “Azeite como fonte de gordura monoinsaturada (e compostos ativos da oliva) também favorece o controle da pressão arterial, principalmente quando consumido cru”, afirma Carla.

Considerando os hábitos alimentares saudáveis, o estilo alimentar DASH (Dietary Approaches to Stop Hypertension, ou Abordagens Dietéticas para Parar a Hipertensão, em tradução livre) é apontado pela especialista como o que mais demonstra resultados positivos no combate à hipertensão quando bem orientado. “A dieta DASH é rica em minerais como cálcio, potássio e magnésio, além de fibras e ácidos graxos poli e monoinsaturados, que contribuem para melhora das condições vasculares”.

 

Alimentos perigosos para a saúde cardíaca

 

Por outro lado, deve-se evitar os alimentos que provocam o resultado inverso, ou seja, que fazem mal para a saúde do coração. Alimentos ricos em sódio, basicamente, são os mais perigosos. Portanto, industrializados, processados e ultraprocessados devem ser cortados da dieta que visa controlar a pressão arterial.

“Queijos salgados, como o parmesão, molho shoyo e refrigerantes são exemplos campeões de alimentos que concentram muito sódio. Alimentos industrializados e processados, de maneira geral, além dos embutidos e defumados, como presuntos, blanquet, linguiças e salsichas, também apresentam alta concentração de sódio”, conclui a nutricionista.

 

Carla Cotta é nutricionista, graduada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e especialista em Nutrição Clínica Funcional pela UNICSUL. CRN4 02100097 – Site oficial

 

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
TAGS
alimentacao
cardiovascular
coracao
nutricao
pressao-alta
sal

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

2 comentários para "Quais alimentos podem ajudar a controlar a pressão arterial?"

Madalen

Ah cerca de quase dois anos num exame de rotina fui diagnosticada como hipertensa e a médica( cardiologista) além dos remédios p hipertensão me indicou Valium e colocou como uso continuo. 10 mg à noite e 5 mg p manhã. Afirmou ser minha hipertensão causada pela minha ansiedade. Ocorre que não quero e acho danoso tomar Valium por tanto tempo. Poderiam me dar uma luz já que no entender dela se retirar o Valium posso ter novo aumento de pressão. Mas e os remédios para controlar a pressão como ficam nisso tudo?Grata se puderem responderMadalena

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Madalen, já que você discorda da conduta da sua médica por que não procura uma segunda opinião, mas sim , muitos casos de hipertensão são causados por estresse e ansiedade, acho que nesse caso vale a peno ouvir outra opinião, mas por hora siga a risca a orientação da sua médica. Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.