Quais são cuidados com a alimentação que podem ajudar a ter uma pele mais jovem?


  • +A
  • -A

Você já deve ter ouvido aquele velho ditado: “você é o que você come”. Pelo menos em relação à pele, esta frase está correta. Uma pele jovem e bonita não é resultado apenas do uso dos mais diferentes tipos de cosméticos e produtos dermatológicos. É também consequência de cuidados no dia a dia, incluindo a exposição protegida ao sol e a alimentação balanceada, que exercem forte influência na saúde da pele.

 

Alimentação rica em proteínas ajuda a preservar a pele

 


As substâncias encontradas no corpo e adquiridas pela alimentação são as grandes responsáveis por nutrir e proteger a pele. “Uma dieta balanceada, rica em frutas, legumes, fibras, proteínas e derivados magros resulta diretamente numa pele saudável, hidratada e com viço”, afirma a dermatologista Kaliandra Cainelli.

A especialista defende que manter uma dieta rica em verduras e frutas é fundamental para ter uma pele saudável, já que estes alimentos são fonte de vitaminas e antioxidantes que ajudam a proteger o órgão. A médica também diz que a ingestão de proteínas magras é a base para a produção de colágeno, substância que mantém a firmeza e a resistência da pele.

 

Segundo estudos, evitar açúcar é importante para manter a pele jovem

 


Entre os alimentos indicados para manter a pele jovem estão a castanha-do-pará, rica em selênio, que combate os radicais livres; as frutas vermelhas, ricas em ácido elágico e antocianina, que evitam rugas; e o ômega 3, anti-inflamatório potente, capaz de reduzir o envelhecimento. É importante citar também as frutas cítricas, que são fontes de vitamina C, um poderoso antioxidante e auxiliar na síntese de colágeno.

Por outro lado, de acordo com estudos apontados por Kaliandra, alimentos ricos em açúcar podem acelerar o envelhecimento cutâneo. “Os açúcares promovem um processo chamado de glicação, no qual o açúcar se liga a proteínas da pele, como o colágeno e a elastina, tornando-as instáveis, conferindo flacidez e perda de tônus da pele”, conclui.

 

Dra. Kaliandra Cainelli é dermatologista graduada pela UNIRIO, é membro efetivo da Sociedade Brasileira de Dermatologia e atende no Rio de Janeiro. CRM-RJ: 80153-4 – Site oficial

 

Foto: Shutterstock

TAGS
alimentacao
nutricao
pele

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

5 comentários para "Quais são cuidados com a alimentação que podem ajudar a ter uma pele mais jovem?"

Mariá

Difícil é conseguir ter boa alimentação na vida corrida que temos ..mas não é impossível !

josefa

Eu mim esforço o máximo

Andreia

Eu procuro incluir sempre nas minhas refeicoes alimentos saudáveis e bebo muita água.Sei que esses hábitos são ecensiais pra boa saúde e longevidade. Prático corrida 3 vezes por semana. Uso filtro solar no dia a dia.Adoro suas dicas de saúde. Obrigada. Grande bjuuu

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Andreia, parabéns pelo empenho na busca de uma maior qualidade de vida. Abraços.

Sara silva

Eu tento manter uma boa alimentação, mas a correria do dia a dia fica difícil, mas faço exercício e estou sempre buscando melhor pra mim.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.