Alho e cebola: esses ingredientes podem ajudar a elevar a imunidade?
REDAÇÃO CUIDADOS PELA VIDA /
- COLABORARAM NESTE CONTEÚDO:
- Dra. Roberta Rodrigues da Silva
- +A
- -A
Utilizados amplamente no preparo de comidas, principalmente como temperos, alho e cebola são considerados opções funcionais, ou seja, que além de alimentar, possuem propriedades naturais que geram benefícios à saúde. O consumo de ambos ajuda a prevenir o surgimento de doenças e a reforçar a imunidade.
Alho e cebola são ricos em nutrientes que ajudam a aumentar a imunidade
“Tanto o alho quanto a cebola possuem componentes ativos (fitoquímicos) capazes de prevenir, controlar ou reduzir o risco de algumas doenças, quando consumidos regularmente. Embora não curem doenças, são importantes promotores de saúde. Possuem efeitos antimicrobianos, antioxidantes, de proteção contra doenças cardiovasculares, além de terapêuticos sobre o sistema imunológico”, explica a imunologista Roberta Rodrigues.
O potencial do alho e da cebola como antioxidantes e protetores da imunidade se deve ao fato de serem ricos em nutrientes que garantem esses benefícios, como o zinco, selênio e as vitaminas A, C e E. “Essas substâncias antioxidantes promovem imunoestimulação tanto do sistema de defesa de células, quanto dos anticorpos. Ajudam ainda a retardar o crescimento de alguns tipos de células cancerosas”.
Quantidade e modo de preparo de alho e cebola têm influência na imunidade
A forma de utilização é importante para que os componentes funcionais estejam em concentrações suficientes. De forma geral, recomenda-se um dente de alho cru aproximadamente como quantidade diária necessária e 50 gramas de cebola (uma cebola pequena), também crua, de preferência. “O odor característico e o sabor intenso podem atrapalhar o consumo adequado e regular desses alimentos”.
Segundo a especialista, os efeitos dos fitoquímicos são obtidos dependendo do preparo e da maneira como eles são consumidos. Se, por exemplo, o alho não for amassado, triturado, partido ou mastigado, a liberação das substâncias ativas não ocorre. “É fundamental ainda o consumo imediatamente após o preparo e de forma crua, sem que haja ação do calor, o que pode desativar os fitoquímicos”.
Foto: Shutterstock
- COLABORARAM NESTE CONTEÚDO:
-
Dra. Roberta Rodrigues da Silva
Alergia e Imunologia
CRM: 94054 / SP
- 8 comentários para "Alho e cebola: esses ingredientes podem ajudar a elevar a imunidade?"
-
Margarida Maria Jogaib Jardim
Pode ser com azeite?
CUIDADOS PELA VIDA
Oi Margarida, temos em nosso site algumas matérias com informações que podem te auxiliar com esta dúvida, segue os links:
https://cuidadospelavida.com.br/cuidados-e-bem-estar/alimentacao/manteiga-oleo-ou-azeite-qual-e-o-mais-indicado-para-quem-esta-com-colesterol-acima-normal
https://cuidadospelavida.com.br/cuidados-e-bem-estar/alimentacao/refogar-azeite-prejudicial
Abraços. -
Leandro Gomes
Bom dia estou fazendo uso de omelete de manhã contendo ovos lógico rs, farinha de berinjela e linhaça, cebola e gengibre inatura está bom ou está exagerado de ingredientes pois foi o melhor jeito para eu consumilos?
-
Roberta Santiago
Quem tem gastrite pode consumir cebola e alho ????
CUIDADOS PELA VIDA
Olá Roberta. Temos uma matéria que aborda exatamente esse tema. Clique no link abaixo e confira. Abraços.
https://cuidadospelavida.com.br/cuidados-e-bem-estar/alimentacao/problemas-de-gastrite
- Deixe seu comentário
Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.