ACESSE O PROGRAMA
> Ainda não sou cadastrado
Navegue aqui e saiba tudo sobre Alimentação.
Um dos principais fatores de risco da hipertensão é a herança genética. Ou seja, quem tem pais ou outros familiares próximos hipertensos conta com risco aumentado de desenvolver o problema. Nesse caso, portanto, é interessante que a pessoa vá ao cardiologista ainda jovem, antes mesmo de apresentar qualquer suspeita mais concreta. Dessa forma, é possível … Continue reading Hipertensão: quem tem pais com a doença precisa ir ao cardiologista em busca de um diagnóstico?
Portadores assintomáticos do vírus não costumam apresentar sintomas ao terem contato com outras pessoas sintomáticas. E isso independente dos pacientes estarem ou não com as lesões características do quadro. Os indivíduos que têm contato com o vírus nos primeiros anos de vida e não manifestam posteriormente os sintomas se tornam imunes à ameaça. Esmagadora maioria … Continue reading Herpes: uma pessoa sintomática pode desencadear lesões em portadores assintomáticos do vírus?
O tratamento contra o vírus do herpes tem como uma das principais medidas o uso de medicamentos específicos. Dentre estes, aqueles que contém a substância lisina na composição são apontados pelos especialistas como os mais mais interessantes. Isso se deve ao fato da lisina, segundo estudos, ter a capacidade de reduzir a carga viral do … Continue reading Por que os remédios para tratamento do herpes com lisina são eficazes?
A intolerância à lactose é uma condição que dificulta a digestão de alimentos com lactose por causa da deficiência total ou parcial de uma enzima chamada lactase. Quem vai ao médico e recebe o diagnóstico de intolerância à lactose deve seguir as medidas indicadas pelo profissional para evitar o aparecimento dos sintomas, como excesso de … Continue reading O que muda na rotina de uma pessoa com intolerância à lactose?
A intolerância à lactose, definida pelo Ministério da Saúde como a incapacidade de digerir esse açúcar do leite, é um problema comum, que atinge até 60% dos brasileiros, segundo dados da Federação Brasileira de Gastroenterologia. Ainda que não apresente um grande risco isoladamente, esse problema causa muito desconforto aos pacientes, que podem ficar em dúvida … Continue reading Quem tem intolerância à lactose deve buscar outras fontes de cálcio?
Vitaminas são muito importantes para o aumento da imunidade, assim como outros tipos de nutrientes, como os minerais, por exemplo. As diversas vitaminas disponíveis e distribuídas entre os mais variados alimentos (além do sol, que é a principal fonte da vitamina D) garantem o bom funcionamento de inúmeras “engrenagens” do organismo, o que inclui seus … Continue reading Qual é o papel das vitaminas no aumento da imunidade?
A intolerância à lactose é caracterizada pelo Ministério da Saúde como uma deficiência ou ausência de lactase, uma enzima responsável pela quebra do açúcar do leite, a lactose, facilitando sua digestão. Pacientes que sofrem com esse problema, dependendo da severidade do caso, podem sofrer com uma série de sintomas, como gases, flatulência e dor abdominal, … Continue reading Intolerância à lactose: Quanto tempo leva da ingestão do alimento aos primeiros sintomas?
A digestão é um processo complexo que começa já na mastigação dos alimentos e envolve vários órgãos. Em linhas gerais, o objetivo é quebrar os alimentos em componentes cada vez menores, facilitando a absorção pelo organismo que usa os nutrientes para se manter. Para algumas pessoas, no entanto, alguns alimentos podem se tornar um inconveniente … Continue reading Como funciona o processo de digestão da lactose?
Pessoas com intolerância à lactose precisam adotar alguns cuidados no dia a dia para evitar os sintomas incômodos provocados quando se ingere alimentos contendo leite e derivados. Um desses cuidados é apostar em produtos sem lactose, ou seja, que têm na composição leite ou derivados, mas não a lactose. Este açúcar do leite é o … Continue reading Versões sem lactose de produtos derivados do leite são seguros para quem tem intolerância?
Não há uma fase específica da hipertensão na qual os sintomas costumam aparecer mais. As manifestações físicas que indicam o problema podem aparecer ainda no início ou em um estágio mais avançado. Porém, na maioria das vezes o paciente com hipertensão não apresenta sintomas, o que dificulta sua identificação. Por isso, a pressão alta é … Continue reading Hipertensão: sintomas só aparecem com a doença descontrolada?
O quadro de pressão alta é considerado multifatorial, o que significa que diversos fatores atuam conjuntamente para estabelece-lo. A herança genética é um dos principais fatores e é o único não controlável. Os demais fatores associados ao problema são externos, muito associados ao estilo de vida do indivíduo. Portanto, podem ser evitados com mudança de … Continue reading O que causa pressão alta?
Por mais que o herpes genital e o labial sejam manifestações em locais diferentes, o vírus em questão é o mesmo, o que significa que o tratamento adotado deverá ser também o mesmo. Independente do tipo do herpes, o tratamento a ser seguido deve ser sempre indicado por um médico especialista e iniciado o mais … Continue reading Herpes genital: tratamento é diferente da doença na boca?
Quando se fala em hipertensão, é comum pensar imediatamente no coração. Porém, há outros órgãos do corpo afetados pela doença. A condição de pressão alta também compromete os rins, olhos e cérebro. Portanto, é fundamental estar sempre de olho em possíveis sintomas e manter consultas frequentes com cardiologista e clínico geral, no sentido de aumentar … Continue reading Quais órgãos, além do coração, podem ser afetados pela hipertensão?
Quando se fala em problemas capilares, é comum logo pensar em calvície, a qual está muito relacionada à genética. Porém, o cabelo pode sofrer de diversas formas e por fatores distintos. A falta de nutrição (ou má nutrição), por exemplo, é um fator muito relevante para a construção de um quadro marcado por fios frágeis, … Continue reading Nutrição capilar: o que acontece com o cabelo sem os nutrientes adequados?
A intolerância à lactose, segundo a Federação Brasileira de Gastroenterologia (FGB), é uma condição que afeta cerca de 60% dos brasileiros. Ela é marcada pela dificuldade que o organismo tem de digerir a lactose presente no leite e nos produtos derivados por causa da ausência ou deficiência da enzima lactase, responsável por essa digestão. No … Continue reading Diagnóstico e manejo da intolerância à lactose diminuem sintomas e melhoram qualidade de vida