search
Título

Você sabia que tatuagens podem dificultar o tratamento de varizes?

Uncategorized

Por

Se você tem ou conhece alguém que tenha varizes, saiba que fazer tatuagens não é um bom negócio. Elas podem atrapalhar o processo de tratamento e ainda piorar o quadro da doença. Mas por que isso acontece? O angiologista Guilherme Peralta Peçanha, da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular do Rio de Janeiro (SBACV-RJ), vai nos ajudar a entender.

A tatuagem é um assunto delicado quando relacionado com varizes. Quando um paciente já possui o desenho no corpo e vem a ter varizes com o passar dos anos, ele pode enfrentar problemas durante o tratamento. “A presença da tatuagem vai dificultar a cirurgia, além de danificá-la e o próprio tratamento de aplicação química. O desenho também impede o tratamento dos vasinhos com laser, que é um tratamento moderno e muito eficaz”, explica o médico.

As cirurgias são indicadas, geralmente, em varizes de maior calibre, isto é, acima de 3mm de diâmetro. Caso exista alguma tatuagem no local e a necessidade da realização de cortes e pontos, o desenho feito será realmente prejudicado.

E se você tem varizes e pensa em cobrí-las com algum desenho feito, esqueça a ideia. A aplicação da tatoo em cima dos vasinhos nas pernas pode ocasionar lesões, com sangramentos locais, inflamação nas veias (flebite), entre outros problemas.

Posso saber se terei varizes para evitar uma tatuagem a tempo?

Não há como saber se alguém terá varizes para evitar uma tatuagem e prejuízos estéticos no futuro. Infelizmente isso não é possível. “Não há como se saber se uma pessoa tem ou não tendência a varizes. O fato de vários familiares diretos terem varizes estatisticamente aumenta a probabilidade do aparecimento das mesmas, mas não há certeza nem exames que possam detectar isso”, afirma o Dr. Guilherme.

Newsletter
Compartilhamento

Posts relacionados

Converse com um dos nossos atendentes