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Trabalho zen: confira algumas dicas para enfrentar a correria profissional com mais tranquilidade

Ansiedade
Sintomas

Por Lucia Moraes de Siqueira Guerra

30 de maio de 2016

Atualmente, o homem se tornou vítima da ansiedade, principalmente nos grandes centros urbanos. Temor quanto a perspectivas futuras, excesso de cobrança, alta competitividade e até mesmo assédio moral são alguns dos obstáculos enfrentados, deixando os funcionários cada vez mais estressados.

“Se considerarmos a ansiedade dentro de padrões normais e aceitáveis, estaríamos diante de um estímulo ao indivíduo, que contribui na tomada de decisões quando nos sentimos ameaçados por alguma situação de risco”, afirma a psicóloga Lucia Moraes. Para ela, até mesmo a hora do almoço se tornou uma corrida contra o tempo.

Ansiedade em níveis perigosos

O que acontece hoje é que a ansiedade passou de um nível normal para doentio e precisa ser combatida com mudanças de hábitos, novos comportamentos e também com a ajuda de um profissional, a fim de garantir uma boa qualidade de vida. Algumas dicas podem ajudar a minimizar a ansiedade e diminuir os níveis de estresse, como planejar compromissos e tarefas, fazer uma coisa de cada vez, ser positivo e enxergar as críticas como possibilidade de crescimento.

Além disso, Lucia também cita a organização de horários definidos para tarefas pessoais e do trabalho, manter uma alimentação saudável, não abrir mão do lazer, da família e dos amigos, manter o bom humor e agir sempre com equilíbrio, paciência e assertividade, como atitudes importantes para trabalhar e viver com mais tranquilidade.

Exercícios físicos e meditação

“Práticas regulares de exercícios físicos, assim como a meditação, são fundamentais para o funcionamento saudável de nosso corpo, para que seja possível usarmos com convicção e confiança nossas habilidades”, diz a psicóloga. Ela soma a esses dois fatores o autoconhecimento, que proporciona mudanças nos hábitos capazes de evitar altos níveis de estresse e ansiedade.

 

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