A tosse é um sintoma comum a diversas doenças que afetam o sistema respiratório e ela pode se manifestar de diversas formas, com produção de muco ou seca. A tosse com catarro verde pode causar preocupação, mas o que isso quer dizer sobre a causa do problema? Confira algumas dicas para saber o que fazer na presença desse sintoma!
Infecções respiratórias são as causas mais comuns
O muco gerado nas vias respiratórias, também conhecido como catarro, é uma característica comum a muitas infecções respiratórias. A tosse com catarro verde, portanto, seria, a princípio, um indício desse tipo de quadro. “O catarro gerado por conta do estabelecimento de infecções respiratórias nada mais é do que o resultado de uma reação do organismo ao agente agressor, ou seja, as próprias infecções”, afirma o infectologista Dr. Fernando Maia.
A tosse, nesse contexto, é uma reação do corpo para abrir espaço para a passagem de ar nas vias respiratórias, mas esse sintoma, por ser muito amplo e ter o potencial de sérios riscos, deve ser tratado com acompanhamento médico, especialmente se os sintomas persistirem por mais de cinco dias. “Na maioria das vezes, o catarro verde ou amarelo indica a presença de uma infecção e a necessidade de tratamento”, completa o pneumologista Dr. Mauro Gomes.
Tosse com catarro verde: como tratar?
A tosse com catarro verde não é, em si, uma doença, mas sim um sintoma que pode indicar alguma doença, como um resfriado ou algo mais sério. No entanto, algumas medidas podem ajudar no tratamento desse sintoma, que causa desconforto, pode prejudicar a qualidade de vida do paciente devido ao impacto na qualidade da respiração e, caso acumule em excesso, favorece o desenvolvimento de problemas como sinusite e rinite crônica. “Uma das recomendações do tratamento das infecções das vias aéreas é tomar muitos líquidos para fluidificar o catarro e permitir sua eliminação com maior facilidade”, completa Maia.
O acompanhamento médico, devido aos riscos que a tosse e o acúmulo de catarro podem apresentar, especialmente no contexto de uma infecção respiratória, é importante para direcionar o tratamento, que pode contar com o uso de xaropes expectorantes e outras medicações para mitigar sintomas associados à tosse e ao acúmulo de catarro.



