Para que nosso organismo funcione bem, é preciso manter o consumo satisfatório de alimentos/nutrientes exigidos pelo corpo, e frente a doenças, devemos manter uma alimentação saudável, juntamente com a administração de medicamentos eficazes e seguro.
Infelizmente temos que conviver com a realidade de que alimentos/nutrientes podem alterar os efeitos de um medicamento e isso é um problema consideravelmente importante.
Falamos que ocorre a interação do medicamento com o nutriente, quando o efeito do remédio é alterado pela presença de alimentos ou bebidas ou, ao contrário disso, os nutrientes podem ter a sua absorção comprometida por conta dos remédios. A absorção, tanto dos nutrientes como dos medicamentos, acontece principalmente no intestino delgado e de forma bastante parecida, por isso eles podem ser competitivos e atrapalhar a absorção um do outro.
Essas interações podem levar a problemas graves como necessidade de aumento da utilização dos remédios ou até mesmo a desnutrição (por má absorção de nutrientes), o que ocasiona piora nos sintomas do doente, aumento de gastos e, muitas vezes, do tempo de internação hospitalar.
As medicações que são recomendadas junto às refeições são feitas por motivos importantes como, possibilidade de aumento da absorção e redução do efeito irritante sobre o estômago e o intestino.
É de extrema importância que o médico que fez a prescrição, oriente seu paciente quanto ao melhor horário de tomá-lo e no caso de comprimidos, se devem ser engolidos com água ou leite.
Seguir à risca as orientações do seu médico quanto aos horários, como tomar e dosagem necessária, garantirá maior possibilidade de resultados satisfatórios quanto ao seu tratamento.
Referências:
- Lopes EM, Carvalho RBN, Freitas RM. Análise das possíveis interações entre medicamentos e alimento/nutriente em pacientes hospitalizados [online] Einstein. Pág. 298-302; 2010 [Acesso em 16/03/2017] disponível em: http://www.scielo.br/pdf/eins/v8n3/pt_1679-4508-eins-8-3-0298.pdf
- Rascado R, Marques M, Dauneto A, et al. Interação entre medicamentos e alimentos [online] Centro de Farmacovigilância da UNIFAL – CEFAL; 2009 [Acesso em 16/03/2017] disponível em: http://www.unifal-mg.edu.br/cefal/sites/default/files/boletim-n-02.pdf
- Secoli SR. Interação medicamentosa: Fundamentos para a prática clínica da enfermagem [online] Rev. Esc. Enf. USP, v. 35, n. 1, pág, 28-34; 2001 [Acesso em 16/03/2017] disponível em: http://www.ee.usp.br/reeusp/upload/pdf/560.pdf