search
Título

Terceira idade com saúde: exercícios simples que podem ajudar a fortalecer os ossos em idosos

Doenças dos Ossos
Sintomas

Por Rose Wanderley

4 de maio de 2023

Com o envelhecimento, o metabolismo se torna mais lento e a estrutura física tende a ficar mais frágil e algumas doenças, como a osteoporose, agravam o problema. Uma queda simples, por exemplo, pode resultar em fraturas em um paciente com ossos enfraquecidos. A prática de exercícios físicos, mesmo os básicos, pode ser muito importante para fortalecer os ossos na terceira idade.

“Quando se chega à terceira idade, é normal as pessoas buscarem uma melhor qualidade de vida, mas existem obstáculos para isso, já que a instabilidade e a diminuição da força muscular aumentam o risco da ocorrência de quedas. Por isso, é importante apostar em exercícios fisioterapêuticos, no intuito de evitar possíveis acidentes e doenças”, aponta a fisioterapeuta Rose Wanderley.

Tipos de exercícios e outras medidas importantes para a saúde óssea

Segundo a especialista, os exercícios da fisioterapia são muito úteis para promover o fortalecimento ósseo em idosos. “Nós desenvolvemos exercícios para desequilíbrio de força e flexibilidade muscular por meio de técnicas específicas de todo o corpo (membros inferiores e superiores), além do pilates no solo (exercícios na bola) e hidroterapia (exercício na água)”, afirma.

O processo de perda óssea no corpo é algo natural, mas, quando ocorre de maneira extrema, resulta em osteoporose, doença na qual a densidade dos ossos diminui, aumentando as chances de fraturas. “Para minimizar essa perda, vale apostar em uma nutrição adequada e atividade física correta, mantendo o peso ideal e a resistência cardiovascular e respiratória. Como cada caso é específico, indico sempre procurar o melhor fisioterapeuta da sua região”, recomenda Rose.

Mais benefícios dos exercícios para a saúde dos idosos

Além da parte óssea, esses exercícios ajudam a manter o idoso longe da depressão e de outras doenças e favorecem o sono com melhor qualidade, o controle de peso e a melhora da auto estima, independência e, consequentemente, da qualidade de vida. “Atividades recreativas (pintura, leitura, dança), caminhada e alongamentos são ótimas opções de complemento para a mesma finalidade”, conclui a fisioterapeuta.

Newsletter
Tags
envelhecimento
exercícios físicos
saúde óssea
terceira idade
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
Fisioterapia preventiva ajuda a prevenir fraturas em idosos. Saiba mais!

O envelhecimento traz a todo indivíduo uma série de complicações que afetam a mobilidade, seja por questões musculares, articulares ou ósseas, impedindo que determinadas atividades físicas sejam realizadas, especialmente as mais intensas. É nesse cenário que trabalha a fisioterapia preventiva, uma opção muito boa para idosos, que trabalha a resistência do corpo sem sobrecargas. Idoso tem corpo fortalecido […]

Artigos
Osteoartrite: o que fazer para reduzir as crises agudas de dor nas articulações?

Com o passar dos anos, o corpo começa a envelhecer e a demonstrar sinais de que já não é o mesmo. As dores nas articulações são alguns desses sinais. São sintomas característicos da osteoartrite, doença que desgasta a cartilagem e as articulações e que é capaz de provocar alterações na estrutura óssea do corpo. Ela […]

Artigos
Musculação: quais as atividades mais indicadas para o fortalecimento dos ossos?

Você sabia que a musculação é uma ótima atividade para quem quer e precisa fortalecer os ossos do corpo? Ossos e músculos trabalham em conjunto quando praticamos exercícios físicos, já que os dois estão ligados por tendões. Logo, se realizarmos uma musculação de forma correta, com assistência especializada, estaremos fazendo bem em dobro para o […]

Converse com um dos nossos atendentes