A prática de atividades físicas com regularidade é uma das medidas mais recomendadas pelos cardiologistas para ajudar a manter a saúde do coração. Os exercícios são bons não apenas para este órgão, mas refletem no bom funcionamento de todo o corpo. E apesar de muita gente dizer que não tem tempo suficiente na rotina para se manter na ativa, dá para aproveitar até mesmo as idas e vindas do trabalho.
Caminhadas de 30 minutos por dia melhoram a saúde do coração
“Caminhar para o trabalho ou em qualquer outra situação ajuda demais, porque melhora bastante a função do endotélio“, afirma o cardiologista Ricardo Rodrigues. O endotélio reveste a parede interna dos vasos sanguíneos e é fundamental para a manutenção do fluxo sanguíneo. Quando está sadio, ele evita ainda o acúmulo do colesterol nas veias e artérias.
No entanto, é importante frisar que para realmente gerar benefícios para a saúde do sistema cardiovascular, a caminhada deve durar pelo menos 30 minutos por dia.
Subir e descer escadas pode desgastar o joelho
Por outro lado, subir e descer escadas não é uma prática aconselhável, já que pode trazer alguns problemas para as articulações. “Para o sistema cardiovascular até funciona porque você trabalha grandes grupos de músculos, mas existe um prejuízo grande para a articulação dos joelhos. Não deve ser escolhido como exercício de rotina”, explica Rodrigues. Com o tempo, o paciente pode sentir fortes dores no joelho, no tendão e na coluna. Caso queira incluir esse exercício na rotina, o melhor curso de ação é fortalecer, previamente, a musculatura dos membros inferiores e realizar alongamentos antes de subir e descer as escadas, para evitar lesões.
Há ainda outras medidas que podem ser adotadas. Durante o trabalho, evite ficar muito tempo parado. Levante com frequência para uma caminhada, mesmo que curta, e um alongamento rápido, ajudando a circulação nos membros inferiores, e contribuindo para a mobilidade dos músculos e articulações. Quem utiliza o transporte público pode descer em um ponto ou estação antes e caminhar o restante do trajeto. Evitar o trânsito também é importante. “Há estudos feitos em São Paulo que apontaram que pessoas que trabalham em horários com menos trânsito sofrem menos com o estresse”, conta o cardiologista.
Foto: Shutterstock