Você tem dores no pescoço com frequência? Possui dificuldade de movimentar a cabeça para cima, baixo e lados? Estes são alguns sinais claros da osteoartrite cervical, uma doença na coluna que atinge principalmente a região do pescoço. Para entendermos mais sobre os sintomas, entrevistamos o ortopedista Lucio Nakada.
Os sintomas da osteoartrite cervical
Além de dores no pescoço, outros sinais podem apontar que um paciente esteja com a osteoartrite cervical. “Existem também reclamações de limitação de movimentos do pescoço, dores de cabeça e por vezes irradiações das dores para a região dorsal e/ou membros superiores”, exemplifica Nakada.
Celulares são vilões
Outra atividade que é muito praticada no dia a dia é o uso de celulares para leitura de textos e troca de mensagens pela internet. Isso faz com que muitas pessoas inclinem a coluna e o pescoço para baixo, forçando uma má postura. Inclusive, as reclamações tem crescido devido a este problema: “Tem aumentado o número de adolescentes e crianças com dor cervical por causa dos celulares”, relata o ortopedista.
Evitando uma cirurgia
A insistência em uma má postura cervical pode levar a caminhos ainda mais dolorosos. Para o especialista, só há um caminho para evitar uma possível cirurgia, mesmo que algumas vezes seja difícil nos dias de hoje: “Para evitar uma operação é necessária uma reeducação postural, mas é difícil em um mundo onde os adulos também utilizam celulares o tempo todo. Exercícios que visam o alongamento e fortalecimento muscular também ajudam”.
Dr. Lucio Nakada é ortopedista e traumatologista e atua em São Paulo. CRM-SP: 87965