É normal pais de crianças pequenas, ainda mais aqueles de primeira viagem, não saberem quando é realmente necessário levar os pequenos ao hospital. Afinal de contas, uma coriza e um espirro podem ser sintomas de um quadro infeccioso mais grave, ou mesmo não representar riscos para a saúde infantil.
Dica para saber quando levar seu filho ao médico
“O ideal é fazer contato prévio com o pediatra assistente da criança. Este profissional, além de já conhecer a criança, é o mais capacitado para orientar os pais se é necessário ir ao pronto atendimento ou se eles poderão aguardar com calma uma consulta marcada mais para frente”, explica a pediatra Flávia Bello.
Segundo a especialista, o risco maior em não levar o filho ao hospital é que isso resulte no adiamento do início de um possível tratamento, caso haja uma doença mais séria envolvida no contexto. “Porém, considerando que 90% das infecções em crianças são causadas por vírus e são auto limitadas, pode-se dizer que os risco envolvidos são baixos”, pondera a pediatra.
Desenvolvimento da imunidade infantil
Para evitar que os filhos apresentem constantemente sinais de possíveis doenças que os levem com frequência ao médico, é essencial que os pais busquem reforçar a imunidade e a saúde infantil todos os dias. Isso é feito por meio de hábitos de vida saudáveis, com alimentação diversificada, boa higiene, contato com a natureza, prática de atividades físicas, vacinação em dia, além do uso de remédios, quando necessário.
Algumas vezes, a alimentação e demais hábitos saudáveis de vida não são suficientes para manter a imunidade da criança alta, ou então os pais simplesmente não conseguem implementar esse estilo de vida em seus filhos. Os medicamentos passam, nesse momento, a ganhar importância como opções para reforçar a imunidade, visto que há produtos capazes de estimular o sistema imunológico dos pequenos.
Dra. Flávia Bello é pediatra, graduada em Medicina pela Universidade Severino Sombra (USS) e com residência em Pediatria e Infectologia Pediátrica no Hospital Federal dos Servidores do Estado. CRM-RJ: 52-85057-8
Foto: Shutterstock