Os corticosteroides, também conhecidos como glicocorticoides, são medicamentos potentes que ajudam a reduzir a inflamação no corpo. Eles agem de forma rápida e fazem um efeito positivo.
Como Funcionam os Corticoides?
Os corticosteroides são medicamentos que agem de várias maneiras no corpo ajudando a diminuir a inflamação, atuando de duas formas: uma que age mais devagar, reduzindo a inflamação ao longo do tempo, e outra que age rapidamente, controlando logo os sintomas.
Indicações dos Corticoides
Os corticosteroides são usados em muitas áreas da medicina e de várias formas diferentes. São prescritos para tratar condições como:
- Alergias;
- Problemas de pele;
- Doenças dos sistemas: respiratório, gastrointestinal, hematológico, endócrino, reumatológico e oftalmológico;
Como Os Corticoides São Administrados?
A forma como os corticosteroides são administrados depende da doença a ser tratada. Eles podem ser dados de várias maneiras; considerando diversos fatores, como a gravidade da doença e a tolerância do paciente ao medicamento. Veja abaixo alguns exemplos:
- Cremes e pomadas são usados para tratar várias condições de pele;
- Colírios para problemas oculares ou otológicos (do conduto auditivo e tímpano);
- Via Oral: Comprimidos, cápsulas ou xaropes;
- Intramuscular em uma injeção única em músculo;
- Intravenoso para tratar um surto grave da doença;
- Injeção de corticosteroide diretamente na articulação, para reduzir a inflamação e a dor devido à artrite.
Saiba Quais São Os Possíveis Efeitos Colaterais dos Corticoides
Os corticosteroides são muito eficazes, mas podem ter alguns efeitos colaterais que estão relacionados à dose e à duração do tratamento. Alguns desses efeitos incluem alterações de açúcar no sangue, perda óssea, aumento de peso e catarata. No entanto, esses efeitos podem ser controlados e gerenciados.
O Que Mais Você Precisa Saber Sobre Corticoides – Riscos E Benefícios
Os corticosteroides são úteis para controlar a inflamação, mas é importante equilibrar seus benefícios com os possíveis riscos. Para reduzir esses riscos, os médicos geralmente receitam uma dose mais baixa por um curto período para minimizar os efeitos colaterais. Em situações de inflamação grave, os corticoides podem salvar vidas. Para tratar a artrite inflamatória, por exemplo, eles podem ser usados por algumas semanas ou meses para melhorar o efeito de outros tratamentos.
Conclusão
Os corticosteroides são ótimos para tratar vários problemas de saúde, já que agem rápido contra a inflamação. Mas, apesar dos benefícios, têm alguns efeitos colaterais que podem limitar seu uso por um tempo curto. É importante que pacientes e médicos conheçam bem esses riscos e benefícios ao usar esses medicamentos, assim a prescrição é feita com cuidado e acompanhada de perto para garantir só os benefícios.



