AchèAchè
search
Título

Saiba por que não é indicado oferecer sal a quem parece que vai desmaiar

Uncategorized

19 de outubro de 2023

Quem nunca colocou sal ou ouviu alguém dizer que vai colocar uma pitada do mineral embaixo da língua de alguém durante uma sensação de desmaio? Esse hábito, que parece ajudar e é muito comum, não é recomendado pela classe médica. “Mesmo que possa ter algum efeito positivo, ele pode demorar até um dia para entrar na corrente sanguínea a aumentar a pressão da pessoa que está prestes a ter uma síncope”, afirma o clínico geral Leoni Iribarrem. Saiba mais!

O efeito do sal no organismo

O sal, em primeira instância, retém o líquido do corpo e, apenas depois de algumas horas, vai iniciar o efeito de aumentar o volume de sangue, combatendo a famosa “queda de pressão”, típica de quem está prestes a desmaiar. “O consumo de sal para quem está com sensação de desmaio é ineficiente, apenas recomendo aumentar a ingestão de sal – de forma moderada –  se a pessoa tem pressão baixa, o que irá prevenir novas síncopes”, conta.

O que é um desmaio e quais os principais sintomas de que a pessoa vai desmaiar?

O desmaio acontece quando o indivíduo perde a consciência por um determinado tempo e, normalmente, em pessoas com pressão baixa. “O termo correto é síncope e pode levar de segundos a alguns minutos”, comenta, explicando os principais sintomas do desmaio: “Sensação de vertigem, tontura, fraqueza, náuseas e vista embaçada”.

“Levantei rápido demais”

De acordo com o médico, uma das principais respostas de seus pacientes quando pergunta o motivo de terem desmaiado é porque “levantaram rápido demais”. “É comum que um movimento súbito, depois de um tempo de inatividade, altere a circulação sanguínea ao mudar a posição do corpo, causando síncopes rápidas e difíceis de serem evitadas”, explica, recomendando calma e cautela ao levantar, seja da cadeira de trabalho ou da cama ao acordar.  

Aprenda o jeito certo de evitar um desmaio

Se o indivíduo está percebendo alguns desses sintomas e já tem tendência a ter pressão baixa, recomenda-se direcionar-se para um local fresco, deitar-se  no chão e elevar as pernas acima do nível da cabeça. “Assim, o sangue vai fluir de forma rápida e o mal-estar logo desaparecerá”, explica.

Newsletter
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
Por que a ingestão de vitaminas e minerais é tão importante durante a infância?

A infância é uma fase determinante da vida, pois a ingestão adequada de vitaminas e minerais neste período permite que a criança cresça e se desenvolva de maneira saudável. Portanto, é fundamental que os pequenos tenham acesso aos nutrientes mais importantes, seja por meio da alimentação, balanceada e diversificada, ou, caso isso não seja possível, […]

Artigos
Crianças com diarreia devem ficar em repouso até a recuperação completa do quadro?

Vírus e outros microorganismos, medicações e até intolerâncias alimentares estão entre as principais causas de uma diarreia. Trata-se de um problema que frequentemente afeta crianças e cujas principais características são alterações na consistência das fezes e na quantidade de evacuações. Em alguns casos, a criança deve permanecer em repouso durante a recuperação. Repouso acelera a […]

Artigos
O que são sintomas obsessivos compulsivos? Como diferenciar do TOC?

Um homem que lava as mãos repetidamente, uma mulher que checa se trancou a porta de casa por mais de dez vezes ou uma criança que repete uma frase incessantemente. Situações como essas são exemplos das manifestações do transtorno obsessivo compulsivo, também conhecido pela sigla TOC. Obsessões e compulsões O TOC é um distúrbio psiquiátrico […]

Converse com um dos nossos atendentes