search
Título

Reumatologista: o que é, do que trata e para que serve? 

Meu Corpo

Por Dr João Carlos de Jesus

10 de outubro de 2024

Se você já teve dúvidas sobre quando procurar um reumatologista, do que esse especialista trata e qual a diferença entre ortopedista e reumatologista, este artigo vai ajudar a esclarecer suas questões sobre o assunto. 

Em primeiro lugar, vale a pena trazer um dado da Associação Brasileira de Reumatologia:  as doenças reumáticas acometem mais de 15 milhões de brasileiros e podem afetar pessoas de todas as faixas etárias, sendo mais comum em mulheres. 

Para responder objetivamente à pergunta principal, o reumatologista cuida de doenças relacionadas às articulações, músculos, ossos, tendões e ligamentos. Uma vez que existem mais de 200 doenças reumáticas, é importante entender quais são os principais sintomas desse tipo de patologia. Assim, fica mais fácil saber quando é hora de agendar uma consulta. A seguir, falaremos mais detalhes sobre a atuação dos reumatologistas e dos sintomas que esses especialistas tratam.  

O reumatologista cuida principalmente do sistema locomotor, mas pode tratar outros órgãos, como coração e pulmões

Como dissemos anteriormente, o reumatologista é o médico que cuida, trata e diagnostica doenças relacionadas às articulações e outras estruturas que as cercam, as chamadas doenças reumáticas ou reumatológicas. Assim, ele também cuida dos músculos, ossos, tendões, bursas e ligamentos. 

Em outras palavras, as doenças reumáticas são condições que afetam o sistema locomotor. Isto é, o conjunto de estruturas do corpo humano responsável pelo movimento. Nesse sentido, as articulações são as principais estruturas responsáveis pelos movimentos e também as mais afetadas.  

Ao mesmo tempo, o reumatologista também trata doenças autoimunes. Isso porque muitas dessas doenças podem afetar as articulações e os músculos, como a artrite reumatoide, o lúpus e a esclerose. 

Apesar de as estruturas responsáveis pelos movimentos serem as mais afetadas, as doenças reumáticas podem se expandir para outros órgãos do corpo, como coração, pulmões, rins e até os olhos. Por isso, na prática, o reumatologista pode ajudar no tratamento de diferentes órgãos. 

Artrose e fibromialgia estão entre as doenças que o reumatologista trata 

Geralmente, as dores reumatológicas resultam de processos inflamatórios ou autoimunes. Porém, podem ser facilmente confundidas com dores de origem mecânica. Ou seja, aquelas causadas por movimentos repetitivos, carregamento de peso, má postura, etc.  

Se por um lado as dores de origem mecânica podem melhorar com o repouso, por outro, com as reumáticas acontece exatamente o contrário. Isso porque elas têm um caráter crônico e o repouso prolongado pode até contribuir para a rigidez e perda de mobilidade. Portanto, observar as características da dor pode ajudar a decidir quando procurar um reumatologista.  

As doenças que o reumatologista trata incluem: 

  • Artrose: acontece quando a cartilagem que cobre as articulações se desgasta; 
  • Artrite reumatoide: condição autoimune, crônica e progressiva que afeta as articulações; 
  • Fibromialgia: doença crônica que causa dor muscular generalizada. Apesar de não ser uma inflamação, é uma das doenças reumáticas mais comuns, e afeta 2,5% da população mundial; 
  • Gota: causada pelo aumento de ácido úrico no sangue (hiperuricemia), é uma doença inflamatória crônica e progressiva;  
  • Febre reumática: doença que ocorre após casos de amigdalite e pode atingir o coração, cérebro e articulações. Ela provoca dores e febre intensa; 
  • Lúpus: condição autoimune em que afeta diversos órgãos do corpo e causa dores intensas. 

A saber, existem as doenças reumáticas degenerativas. Elas acontecem devido ao desgaste no sistema locomotor, ao longo da vida e por movimentos inadequados. Entre elas, está a osteoartrite (artrose). 

Procure um reumatologista se notar sintomas como dores nas articulações, fadiga e rigidez nos músculos 

Se você está se perguntando quando procurar um reumatologista, tenha atenção aos sintomas que está sentindo. Esse profissional deve ser consultado em caso de dores ou outros sintomas relacionados às estruturas do sistema locomotor, como ossos, músculos e ligamentos. 

Alguns sintomas que o reumatologista trata são: 

  • Dor, inchaço ou vermelhidão nas articulações; 
  • Perda de mobilidade; 
  • Rigidez nos músculos, especialmente ao acordar; 
  • Dores nos ossos, músculos ou ligamentos; 
  • Fraqueza muscular; 
  • Sensação de fadiga constante; 
  • Formigamento ou dormência nas mãos e pés. 

Assim, é importante destacar que outros sinais também podem estar associados a doenças reumáticas e variam de pessoa para pessoa. Na dúvida, procure um reumatologista. 

Afinal, qual a diferença entre ortopedista e reumatologista? 

Apesar de ambos profissionais cuidarem do sistema musculoesquelético, a principal diferença entre ortopedista e reumatologista está relacionada às características das doenças que cada um trata. O reumatologista cuida de doenças inflamatórias ou autoimunes que afetam o sistema locomotor e suas estruturas, incluindo músculos, ossos e articulações. Já o ortopedista trata condições mecânicas (que podem ou não ser causadas por quedas, batidas, torções, etc.) relacionadas aos ossos. Alguns exemplos são fraturas, escoliose e hérnia de disco.  

No entanto, é comum que os dois profissionais atuem em conjunto em casos mais complexos que afetam o sistema musculoesquelético, principalmente aqueles que necessitam de cirurgia. 

Exames complementares podem ser úteis para o diagnóstico de uma doença reumatológica ou autoimune

Um dos principais exames que o reumatologista pode pedir é o perfil reumatológico, que avalia diferentes marcadores de inflamação e autoanticorpos no organismo. Além disso, esse profissional também utiliza diversos testes genéticos para ajudar no diagnóstico, como o HLA-B27. Esse teste avalia a presença de alguns genes relacionados a doenças reumatológicas.

Ainda, para identificar doenças autoimunes, o médico pode pedir um exame de anticorpos reumatológicos, como o fator antinuclear (FAN). É importante mencionar que a necessidade desses testes varia segundo os sintomas do paciente. Principalmente em casos com histórico familiar e sinais muito claros de determinada doença, é possível que o especialista faça o diagnóstico correto sem o auxílio de exames complementares. 

Quando procurar um reumatologista, leve exames recentes e descreva os seus sintomas em detalhes

Na consulta com o reumatologista, é importante que você saiba detalhar os seus sintomas, há quanto tempo acontecem e com qual intensidade. Além disso, exames recentes e informações sobre o histórico de doenças familiares são importantes. Se for o caso, não esqueça de informar quais medicamentos você toma, os horários, a dosagem e há quanto tempo. Dessa maneira, o reumatologista pode avaliar a eficácia de um tratamento em curso, por exemplo, e pensar em novas abordagens para manejar os sintomas de uma possível doença reumatológica. 

 

 

 

Newsletter
Tags
reumatismo
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
Tuberculose: Saiba tudo sobre a doença, como é transmitida e seus sintomas

A tuberculose é uma doença que ataca principalmente os pulmões, mas também pode afetar outros órgãos do corpo. É uma das principais causas de morte por doenças infecciosas no mundo e afeta milhões de pessoas a cada ano. No texto abaixo, entrevistamos a pneumologista Thais Reis, que explica tudo o que você precisa saber sobre a tuberculose, […]

Artigos
Otorrinolaringologista: o que faz? Que problemas esse especialista trata?

Você está com dor de garganta, dor de ouvido, com suspeita de laringite, amigdalite ou precisa de tratamento para apneia do sono? Para todos esses casos, existe um profissional que pode te ajudar: o otorrinolaringologista. Essa especialidade tão abrangente da Medicina atua na terapia e na prevenção de várias doenças do canal auditivo, do nariz e da garganta. […]

Artigos
A hipertensão também afeta os jovens ou é uma doença de pessoas mais velhas?

A hipertensão afeta indivíduos de diferentes faixas etárias. Como se trata de uma doença multifatorial, que se manifesta pela influência de diversos motivos, a probabilidade de atingir uma gama ampla e variada de pessoas acaba sendo grande. Porém, os fatores que justificam a hipertensão em pacientes jovens não são os mesmos relacionados a pacientes de idade […]

Converse com um dos nossos atendentes