search
Título

Remédios para hipertensão podem causar surtos de pressão baixa?

Hipertensão
Sintomas

19 de outubro de 2023

O aumento da pressão arterial, problema conhecido como hipertensão, é uma doença que precisa ser tratada, visto que pode trazer inúmeras consequências para o corpo, como o maior risco de AVCs e ataques cardíacos. O tratamento deve passar pela reeducação alimentar, pela prática de atividades físicas e pelo não consumo de cigarros e bebidas alcoólicas.

Efeitos colaterais das medicações

Em alguns casos, o médico especialista recomenda também o uso de medicamentos. “Determinadas drogas podem ser prescritas para reduzir a pressão arterial se ela estiver elevada e não puder ser trazida para os níveis adequados com outras medidas de tratamento”, explica o cardiologista Abel Magalhães. O tipo de medicação e a prescrição de um ou mais remédios dependerão do estado de saúde do paciente e de outros fatores.

Segundo Magalhães, boa parte desses medicamentos pode produzir efeitos colaterais, mas muitos são leves e transitórios. Entre as possíveis consequências estão surtos de pressão baixa. Isso ocorre porque, em certos pacientes, os medicamentos atuam mais rapidamente, gerando quedas repentinas na pressão arterial e provocando tonturas. Essa situação deverá se normalizar a partir da segunda dose do medicamento.

O tratamento não pode parar

No entanto, algumas pessoas abandonam o tratamento diante desses efeitos e colocam a saúde em risco. “É importante entender a razão pela qual podem ocorrer efeitos colaterais e de que maneira eles podem ser evitados ou reduzidos a um ponto em que se tornem praticamente imperceptíveis”, afirma o cardiologista.

“Outros tipos de efeitos colaterais causados por determinados medicamentos são tosse, alterações de humor, dor de cabeça, desconforto muscular ou cãibras nas pernas, diminuição do desejo sexual e inchaço das pernas ou dos pés”, afirma Magalhães. O médico ainda ressalta que esses problemas podem ser contornados com ajustes nas doses ou mudanças nos fármacos.

 

Foto: Shutterstock

Newsletter
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
Quais são as principais mudanças físicas que o corpo enfrenta quando alcança a meia idade?

O processo natural de envelhecimento começa já no nascimento, mas, evidentemente, seus efeitos são mais pronunciados na vida adulta, depois do corpo passar pela fase de desenvolvimento na infância e juventude, assim como uma relativa estabilidade no começo da vida adulta. Ao atingir a meia idade, por volta dos 40/50 anos, é normal que os indivíduos […]

Artigos
Crise hipertensiva: o que fazer durante um episódio da doença?

As crises hipertensivas atingem pessoas que já possuem o diagnóstico de hipertensão ou aquelas que têm, mas não sabem e, portanto, não fazem uso de qualquer medicamento para controlar a pressão. As crises são classificadas em dois tipos: Urgência hipertensiva, que se caracteriza pela elevação pressórica sem dano agudo de órgãos-alvo, ou seja, sem risco […]

Artigos
Infarto: entenda os efeitos no corpo dessa condição que é um grande risco para quem sofre de hipertensão

O infarto é um sério problema de saúde que atinge o coração e o sistema circulatório em geral. Os sintomas mais comuns são dor no peito, no pescoço e no braço. Em parte dos casos, entre uma ou duas semanas antes do infarto, o corpo emite sinais de que algo está errado. São enjoos, queimações […]

Converse com um dos nossos atendentes