search
    Título

    Remédios para hipertensão podem causar surtos de pressão baixa?

    Uncategorized

    Por

    O aumento da pressão arterial, problema conhecido como hipertensão, é uma doença que precisa ser tratada, visto que pode trazer inúmeras consequências para o corpo, como o maior risco de AVCs e ataques cardíacos. O tratamento deve passar pela reeducação alimentar, pela prática de atividades físicas e pelo não consumo de cigarros e bebidas alcoólicas.

    Efeitos colaterais das medicações

    Em alguns casos, o médico especialista recomenda também o uso de medicamentos. “Determinadas drogas podem ser prescritas para reduzir a pressão arterial se ela estiver elevada e não puder ser trazida para os níveis adequados com outras medidas de tratamento”, explica o cardiologista Abel Magalhães. O tipo de medicação e a prescrição de um ou mais remédios dependerão do estado de saúde do paciente e de outros fatores.

    Segundo Magalhães, boa parte desses medicamentos pode produzir efeitos colaterais, mas muitos são leves e transitórios. Entre as possíveis consequências estão surtos de pressão baixa. Isso ocorre porque, em certos pacientes, os medicamentos atuam mais rapidamente, gerando quedas repentinas na pressão arterial e provocando tonturas. Essa situação deverá se normalizar a partir da segunda dose do medicamento.

    O tratamento não pode parar

    No entanto, algumas pessoas abandonam o tratamento diante desses efeitos e colocam a saúde em risco. “É importante entender a razão pela qual podem ocorrer efeitos colaterais e de que maneira eles podem ser evitados ou reduzidos a um ponto em que se tornem praticamente imperceptíveis”, afirma o cardiologista.

    “Outros tipos de efeitos colaterais causados por determinados medicamentos são tosse, alterações de humor, dor de cabeça, desconforto muscular ou cãibras nas pernas, diminuição do desejo sexual e inchaço das pernas ou dos pés”, afirma Magalhães. O médico ainda ressalta que esses problemas podem ser contornados com ajustes nas doses ou mudanças nos fármacos.

     

    Foto: Shutterstock

    Newsletter
    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes