search
    Título

    Remédios caseiros ajudam a combater a infecção urinária?

    Cuidados e Bem-estar
    Infecção urinária

    Por Cuidados Pela Vida

    25 de março de 2018

    A infecção urinária é caracterizada pela presença de microrganismos, principalmente bactérias, em uma ou mais estruturas do sistema urinário, sendo este sistema composto por uretra, bexiga, ureteres e rins.

    Na grande maioria dos casos, o tratamento de escolha para a infecção urinária contempla o uso de antibióticos, pois esta é a única classe medicamentosa capaz de eliminar as bactérias que estão ocasionando a infecção.

    Embora existam alimentos reconhecidos por suas propriedades antimicrobianas, como o alho, por exemplo, não há comprovação científica de que estes alimentos atuem especificamente sobre a infecção urinária. Portanto, utilizá-los juntamente ao tratamento medicamentoso com o intuito de ajudar a combater a infecção urinária, pode ser indiferente ou não proporcionar os benefícios esperados.

    Um dos alimentos mais associados à prevenção e ao combate da infecção urinária é o cranberry, um tipo de fruta vermelha cultivada na América do Norte. Teoricamente, esta fruta reduz a aderência das bactérias nos tecidos do sistema urinário, porém, não existem evidências científicas suficientes que comprovem a eficácia desta fruta na prevenção e/ou tratamento da infecção urinária. Sendo assim, embora o consumo de cranberry não seja prejudicial à saúde, o uso rotineiro desta fruta ou de produtos à base dela, para as finalidades citadas acima, não se justifica cientificamente.

    De qualquer modo, existem certos cuidados que podem otimizar o tratamento medicamentoso e auxiliar no combate à infecção urinária, sendo eles:

    – Ingerir aproximadamente 2 litros de água por dia para ajudar na eliminação das bactérias pela urina;

    -Utilizar o banheiro sempre que sentir vontade de urinar;

    -Urinar logo após a prática de relações sexuais;

    -Mulheres: higienizar a região íntima da frente para trás, ou seja, da vagina para o ânus, evitando que as bactérias localizadas próximas ao ânus sejam carregadas até a uretra.

    Mas lembre-se, apenas o medicamento é capaz de curar a infecção. Portanto, nunca deixe de utilizar o medicamento prescrito pelo médico em troca de tratamentos caseiros.

    Referências:

    Newsletter
    Tags
    infecção do trato urinário
    infecção urinária
    Compartilhamento

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes