Por aqui nós também estamos recomeçando. Escrevemos algumas de nossas reflexões que gostaríamos de dividir com vocês. Aproveite e deixe a sua mensagem nos comentários.
Inspiração para o recomeço
Como será o amanhã? O que será o normal? Todo o planeta, imerso em dúvidas. Perguntas são feitas a cada momento e a incerteza sobre o porvir é um duro imperativo.
Sentir medo é um mecanismo de defesa natural da nossa mente para nos proteger do desconhecido. Desde março, passamos a refletir novas formas de ser e existir no mundo. Apesar dos esforços de retomada, esta vivência coletiva, exigirá de nós um modo novo de entendimento de quem somos e para aonde queremos ir.
O convite que fazemos é utilizar deste momento como uma oportunidade. Mais do que nunca somos convocados a rever nossos valores individuais e coletivos. É importante refazermos o combinado com o planeta, com as pessoas e conosco. Ressignificar nosso lugar de cidadão e construir hábitos mais sustentáveis para o mundo se faz necessário.
Vamos fazer a diferença!
Consuma arte e valorize os artistas
Durante o isolamento social encontramos suporte e amparo através da Arte. Arte que veio pelos livros com seus versos e prosas, músicas que embalam nossas histórias, dos impecáveis espetáculos de teatro e dança on line que tivemos acesso e dos filmes. Nada disso existiria sem os artistas e suas respectivas linguagens. São eles que nos conectam com a poesia da vida.
Esteja atento ao bem
Fique ligado em como você pode ser uma pessoa melhor no bairro aonde mora. Que ações pode colocar em prática e mobilizar seus vizinhos para que o vínculo comunitário ganhe força e vocês possam construir um espaço coletivo mais agradável e sustentável.
Continue com as práticas de higiene
Limpar as mãos com água e sabão é uma das formas de evitar a contaminação, por vírus, bactérias e fungos. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, o simples ato de lavar as mãos reduz em até 40% o risco de contrair doenças como gripe, diarreia, infecção estomacal, conjuntivite e dor de garganta.
Consumo consciente
Reveja práticas de consumo e observe o que realmente você e sua família precisam para serem felizes. Reflita sobre as suas prioridades e entenda sobre a cadeia de produção que você gostaria de apoiar. Você saberia dizer quanto tempo demora para se decompor o que pensa em descartar? ou qual a cadeia de fornecedores envolvida em algo que você pensa em comprar?
Saúde Mental agora e sempre
Estamos em um mundo intenso, não necessariamente mais produtivo e saudável. Encontrar maneiras de realizar a manutenção de sua Saúde Mental é importante, inclusive para sua saúde física. Continue dando atenção para os sentimentos que tem aflorado e reflita sobre eles. Caso julgue pertinente, busque um auxilio profissional para decifra-los e minimizar sintomas.
Valorize as Relações Afetivas
A presença física é importante. O valor dela nunca foi tão estimado e trouxe tanto conforto. Que possamos estreitar os laços e dissolver os mal entendidos!
Sinta cada detalhe de estar de vivo
Agradeça sempre que possível. Privados de sair na rua, descobrimos que os pequenos prazeres como o vento no rosto, sol na pele e gentilezas são alegrias que nos passam despercebidas por conta da aceleração da vida.
Para todo fim, um recomeço. Nossos poetas já nos ensinaram que não importa onde você parou, recomeçar é dar uma nova chance a si mesmo, é renovar as esperanças na vida, e o mais importante: acreditar em você de novo. Sem pressa, sem angústia, cada passo para esse novo futuro, será uma nova aventura.