A alopecia, popularmente conhecida como queda de cabelo, pode ocorrer por diferentes razões, sendo que deficiências nutricionais, alterações hormonais, herança genética e estresse emocional representam as principais causas.
Frente esta diversidade, investigar a origem da alopecia é essencial para que a terapêutica mais adequada seja implementada, aumentando a eficácia do tratamento. O que muitas pessoas desconhecem, é que independentemente da causa, o tratamento da alopecia também pode ser beneficiado por intervenções psicológicas, pois pessoas que sofrem com a queda de cabelo, seja esta temporária ou permanente, geralmente enfrentam repercussões pessoais e sociais que impactam negativamente em suas vidas.
Estudos apontam que terapias individuais ou em grupo colaboram para a aceitação desta condição, auxiliam no controle de fatores desencadeantes e consequentemente melhoraram a qualidade de vida dos indivíduos que sofrem com a queda de cabelo.
Neste sentido, buscar por acompanhamento psicológico com o intuito de complementar o acompanhamento médico, pode contribuir para o enfrentamento saudável da alopecia e das eventuais repercussões negativas que esta condição venha a ocasionar.
Se você está enfrentando a alopecia neste momento ou conhece alguém que está sofrendo com a queda de cabelo, não deixe de procurar ou sugerir pelo acompanhamento psicológico para aumentar as chances de sucesso no tratamento.
Referências:
- Farias DC. 25 dúvidas sobre cabelo [Internet]. [acesso 12 jun 2018]. Disponível em: http://dermatologiadocabelo.com.br/goods/Ebook_25_duvidas_sobre_cabelo.pdf
- Yazigi L, Andreoli SB, Godinho SM. Estudo do manejo do estresse em pacientes acometidos por alopecia areata. Psicologia em Estudo [Internet]. 2009 jan/mar [acesso 12 jun 2018];14(1):93-99. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/pe/v14n1/a12v14n1.pdf