AchèAchè
search
Título

Queda de cabelo: consultar um psicólogo ajuda na autoestima?

Uncategorized

Por

19 de outubro de 2023

A alopecia, popularmente conhecida como queda de cabelo, pode ocorrer por diferentes razões, sendo que deficiências nutricionais, alterações hormonais, herança genética e estresse emocional representam as principais causas.

Frente esta diversidade, investigar a origem da alopecia é essencial para que a terapêutica mais adequada seja implementada, aumentando a eficácia do tratamento. O que muitas pessoas desconhecem, é que independentemente da causa, o tratamento da alopecia também pode ser beneficiado por intervenções psicológicas, pois pessoas que sofrem com a queda de cabelo, seja esta temporária ou permanente, geralmente enfrentam repercussões pessoais e sociais que impactam negativamente em suas vidas.

Estudos apontam que terapias individuais ou em grupo colaboram para a aceitação desta condição, auxiliam no controle de fatores desencadeantes e consequentemente melhoraram a qualidade de vida dos indivíduos que sofrem com a queda de cabelo.

Neste sentido, buscar por acompanhamento psicológico com o intuito de complementar o acompanhamento médico, pode contribuir para o enfrentamento saudável da alopecia e das eventuais repercussões negativas que esta condição venha a ocasionar.

Se você está enfrentando a alopecia neste momento ou conhece alguém que está sofrendo com a queda de cabelo, não deixe de procurar ou sugerir pelo acompanhamento psicológico para aumentar as chances de sucesso no tratamento.

Referências:

Newsletter
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
A doença de Alzheimer pode desencadear outras doenças?

A doença de Alzheimer é um problema de saúde muito associado à terceira idade. Neurodegenerativa, ela se caracteriza pela deterioração da memória e da capacidade cognitiva de forma progressiva, comprometendo as atividades do dia a dia, e até mesmo fragilizando a saúde física e mental do paciente. Por isso, surge a dúvida: o Alzheimer pode […]

Artigos
A terapia comportamental pode ajudar crianças com autismo? Como?

O autismo é um quadro sem cura, mas que pode ser controlado com o tratamento adequado. Existem diversas abordagens para cuidar do paciente autista e uma delas é a terapia comportamental. Esta visa encarar individualmente cada caso, analisando os sintomas e buscando formas de ação efetivas para o indivíduo desenvolver suas potencialidades. Benefícios da terapia […]

Artigos
Densitometria óssea: entenda bem sobre este exame

Com o passar dos anos todos os tecidos do corpo começam a ser comprometidos, tanto pelo envelhecimento natural como por ação de alguma doença. Existem alterações que podem atingir os ossos, tornando-os mais frágeis a cada dia, como é o caso da osteoporose, o que aumenta significantemente o risco de fraturas, e para que a […]

Converse com um dos nossos atendentes