search
Título

Qual remédio não pode tomar com dengue? Confira os medicamentos contraindicados

Dengue e Febre amarela
Sintomas

19 de novembro de 2024

Em caso de suspeita ou confirmação de dengue, é indicado evitar certos remédios, pois certos medicamentos podem piorar o quadro da doença e levar a complicações sérias.

Aliás, importante deixar claro que a automedicação é sempre contraindicada, mas, especialmente nessa situação, pode trazer riscos sérios. Como os sintomas de dengue são típicos de outras enfermidades, como gripes, é comum que as pessoas procurem medicamentos para aliviar dores, febre e mal-estar, o que pode ser perigoso.

A seguir, você confere qual remédio não pode tomar com dengue e quais as alternativas nesse caso.

Entre os remédios contraindicados para dengue, estão os anti-inflamatórios

Em casos da doença, não é indicado o uso de medicamentos que contenham ácido acetilsalicílico (AAS), como a aspirina. Alguns outros exemplos de remédios para não tomar com sintomas de dengue são ibuprofeno e diclofenaco, cetoprofeno e dexametasona. A dengue pode causar febre alta, dores no corpo e, em casos mais graves, levar à queda das plaquetas. Conforme estudo publicado no International Journal of Infectious Diseases, os anti-inflamatórios não esteroidais (AINEs) são contraindicados porque interferem na produção de prostaglandinas, substâncias que têm diversas funções no organismo, como a proteção da mucosa do estômago e a regulação das plaquetas.

Portanto, ao inibir a produção desses componentes, estes medicamentos aumentam o risco de sangramento, já que o organismo reduz a capacidade de formar coágulos. Assim, esse efeito pode piorar a queda de plaquetas, o que já acontece naturalmente em casos de dengue, e aumentar o risco de hemorragias. Além disso, os anti-inflamatórios podem aumentar a acidez do sangue.

Na dengue, corticoides podem prejudicar a resposta do sistema imunológico

Os corticoides, como a prednisona, também são anti-inflamatórios potentes, e atuam suprimindo principalmente o sistema imunológico. Na dengue, o sistema imunológico já está comprometido pela infecção viral, e a supressão adicional causada pelos corticoides pode prejudicar a resposta do organismo à infecção e aumentar o risco de complicações. Conforme estudo publicado na The Cochrane Database of Systematic Reviews, ao usar corticoides, o maior risco está em transformar um caso de dengue leve em algo severo, com risco de morte. Além disso, os corticoides podem afetar células sanguíneas, incluindo as plaquetas, agravando ainda mais a sua diminuição, algo que já é característico de um quadro de dengue.

Antes de buscar o que tomar para dengue, observe os sintomas e procure a emergência médica

O cuidado ao se automedicar é ainda mais importante, porque nem sempre é fácil diagnosticar a dengue. Inclusive, o número de casos de dengue cresceu ao redor do mundo nos últimos anos. Só para exemplificar, a OMS computou um crescimento de 505.430 casos em 2000 para 5,2 milhões em 2019.

Além disso, a grande maioria dos casos é assintomática ou apresenta sintomas leves. Devido a isso e aos diagnósticos errados, que acontecem ao confundir a dengue com outras doenças, o número absoluto pode ser ainda maior. Portanto, antes de tomar qualquer medicamento para dengue, principalmente anti-inflamatórios, procure um médico se você tiver sintomas como:

  • Febre alta (acima de 38,5 °C);
  • Dor de cabeça intensa;
  • Dor muscular e nas articulações;
  • Dor ao movimentar os olhos;
  • Mal-estar;
  • Falta de apetite;
  • Manchas vermelhas na pele.

Pode tomar dipirona com dengue? E paracetamol?

Os dois remédios mais indicados para tomar em casos de sintomas da dengue são dipirona e paracetamol. Isso porque, eles agem ativamente nos sintomas que causam incômodo, como febre e mal-estar, sem afetar a coagulação ou a resposta imunológica. Além desses, outros medicamentos complementares que podem ajudar no tratamento são antialérgicos, como a loratadina. Claro, sempre com indicação médica.

A boa notícia é que existem estudos que demonstram avanços recentes no desenvolvimento de remédios para dengue: são antivirais que podem reduzir a replicação do vírus, além de medicamentos direcionados a enfraquecer o hospedeiro e reduzir a inflamação. Essas informações são de um estudo publicado pela Duke-National University of Singapore Medical School.

Não há tratamento específico para a dengue, além de repouso e hidratação

A melhora da dengue envolve o tratamento dos seus principais sintomas e, principalmente, repouso, para o corpo conseguir se recuperar da doença. Além disso, como a desidratação é uma das principais complicações da dengue, dê uma atenção ainda maior à ingestão de líquidos, já que a perda de água através do suor e vômitos pode levar a um desequilíbrio no corpo.

Por fim, procure uma alimentação leve e rica em nutrientes, que forneça as vitaminas que o seu organismo precisa nesse momento. E muita atenção: evite tomar medicamentos para dengue por conta própria, pois, como vimos, alguns podem agravar a doença.

Em caso de sintomas mais graves, como vômitos, sangramento, manchas vermelhas intensas e dificuldade para respirar, procure um médico para investigar a possibilidade de dengue hemorrágica. É importante não ignorar os sintomas, já que eles podem evoluir rapidamente.

Newsletter
Tags
dengue
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
Não deixe a dengue te pegar: fique atento à sua atitude!

Você já deve ter ouvido que a dengue é uma doença febril aguda, de origem viral, transmitida pelo Aedes aegypti, principal mosquito vetor. Ela pode se manifestar desde uma evolução benigna na forma clássica até uma evolução grave, quando se apresenta na maneira hemorrágica ou com complicações. Sabe-se que o Aedes aegypti é originário do Egito e vem […]

Artigos
Da picada do mosquito aos sintomas: quanto tempo demora?

A dengue, transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, provoca uma grande variedade de sintomas. Febre alta, acima dos 39 graus Celsius e de início súbito, dores no corpo, dores articulares, dor de cabeça e atrás dos olhos, além de náuseas, vômitos, diarreia e fraqueza intensa são os mais comuns. No entanto, estes sintomas demoram alguns dias […]

Artigos
Por que é importante procurar um médico em qualquer caso de suspeita de dengue?

A dengue se manifesta por tipos e intensidades diferentes, então, ao contraí-la, você pode lidar tanto com a sua forma mais branda quanto com a mais perigosa. Um dos problemas da doença é que a fase leve pode evoluir para a mais complicada, caso não seja tratada o quanto antes. Por isso, uma simples suspeita […]

Converse com um dos nossos atendentes