Muita gente corre das calorias, mas é importante entendê-las um pouco melhor. A caloria é uma medida de calor, que mede a energia que o alimento contém ou a energia que gastamos em alguma atividade. Ou seja, é um conceito quantitativo. Cada alimento tem seu valor calórico, assim como temos um valor de ingestão diária recomendado pela Organização Mundial de Saúde (de 2000 a 2500 calorias para manter um peso saudável), e podemos também calcular o valor calórico gasto com determinada atividade, como dormir, caminhar, praticar esportes etc.
É fundamental entender que calorias são essenciais, pois delas vem a energia para realizarmos nossas diversas atividades. Porém, o corpo não se resume a um cálculo matemático do tipo: se eu comer X calorias e gastar Y calorias, obtenho um resultado Z. As calorias provêm dos chamados macronutrientes, que são os carboidratos, proteínas e gorduras. No entanto, para que os processos metabólicos, bioquímicos e orgânicos ocorram, são necessários outros alimentos, participantes que não têm calorias, mas desempenham papéis fundamentais, como, por exemplo, as vitaminas e os minerais, classificados como micronutrientes. Compostos bioativos e fibras também têm funções importantíssimas e não fornecem calorias.
Então, além de calorias, precisamos de micronutrientes, fibras e compostos bioativos? Sim! Eles vão proporcionar ao organismo qualidade, vitalidade e processos metabólicos mais bem orquestrados. A falta desses compostos pode ocasionar sintomas, mal-estar e até mesmo doenças.
Um belo exemplo de um alimento calórico que contém diversos benefícios para a saúde é o abacate. Com muita frequência escuto no consultório: “Posso comer qualquer fruta? Até abacate? Mas não é muito calórico?”
O abacate é uma das minhas frutas preferidas, por ter sabor suave e ficar bem em pratos salgados e doces. É rico em gordura monoinsaturada, fitosteróis, fibras, magnésio, potássio, diversas vitaminas do complexo B, vitaminas E, C e K e glutationa – excelente antioxidante. O consumo de abacate tem efeito anti-inflamatório para o organismo, fornecendo proteção cardiovascular e controlando os níveis de colesterol (aumenta o HDL, o “bom” colesterol). Tem importante papel no emagrecimento, pois promove saciedade devido à densidade calórica (lado bom de ser rico em calorias!), alto teor de fibras e de água. A fruta também possui carotenoides, luteína e zeaxantina, que garantem efeito protetor ao envelhecimento cutâneo, elasticidade à pele e reduzem riscos de problemas na cartilagem, inflamação e oxidação, prevenindo o desenvolvimento de osteoartrite, além de oferecer benefícios à saúde ocular, apresentando efeito protetor na degeneração macular e outras patologias.
Toda essa explicação é para mostrar que contar calorias não é tudo e, particularmente do meu ponto de vista, é secundário. Mais importante ainda é saber quantos benefícios o alimento proporciona: nutrientes, fibras e bioativos..
Para quem fica de olho nos rótulos, uma observação: alimentos industrializados podem perder micronutrientes sensíveis aos diversos processamentos, além de serem acrescidos de conservantes, acidulantes, aromatizantes, corantes, estabilizantes, adoçantes, e por aí vai… Todos estes “antes” são produtos químicos, que, ao ingerirmos, atrapalham os processos orgânicos, intoxicam e inflamam o organismo. Exatamente o que a gente não quer.
Então, agora que vimos que, além de calorias, existem muitas outras coisas envolvidas, vamos escolher os alimentos dando preferência aos naturais, menos processados, sem aditivos químicos e orgânicos. Fica a dica!
RECEITAS
Agora mão na massa, ou melhor, no abacate! J
Confira 2 receitas deliciosas e super nutritivas da Dra. Flora:
Mousse de abacate com cacau
INGREDIENTES:
– 1 abacate maduro
– 2 colheres de sopa de cacau em pó
– 3 colheres de sopa de mel
MODO DE PREPARO:
Bata todos os ingredientes até formar um creme homogêneo. Leve à geladeira por no mínimo 2 horas e sirva geladinho!
Guacamole
INGREDIENTES:
– 1 abacate maduro
– 1 tomate médio maduro
– 1 cebola picada
– ½ xícara de folhas de coentro picado
– 2 colheres (sopa) de azeite
– suco de limão, pimenta tabasco e sal a gosto
MODO DE PREPARO:
Corte todos os ingredientes picadinhos e misture com cuidado, para o abacate não virar uma pasta. Adicione azeite, suco de limão, sal e pimenta até ficar no ponto que você preferir e sirva com torradinhas ou tortillas de milho.
Creme de abacate com água de coco
INGREDIENTES:
– 1 abacate maduro
– água de coco natural
– gotas de limão
– mel
MODO DE PREPARO:
Bata o abacate e a água de coco no liquidificador. Vá adicionando a água de coco aos poucos, até chegar na espessura desejada. Adicione gotas de limão e mel a gosto!