Uma das principais queixas dos consultórios dermatológicos é o surgimento de acne na pele do rosto e corpo. E o tratamento para fazer com que as espinhas sumam costuma demorar, uma vez que é necessário disciplina e o uso de produtos adequados para que a pele não apresente marcas ou manchas. Veja as dicas da dermatologista Juliana Jordão do melhor tipo de sabonete e produtos para quem tem acne!
Saiba o que é a acne e como ela surge antes de começar a tratá-la
Segundo a médica, a acne é uma lesão causada pelo aumento da produção da glândula sebácea, que obstrui os poros e cria a proliferação de bactérias no local. “Essa produção em excesso faz surgir as marquinhas indesejadas no rosto, desde poros dilatados, cravos, espinhas pequenas e espinhas maiores, que podem causar, inclusive, febre e mal-estar”, comenta, afirmando que em casos mais graves, deve-se procurar, com urgência, o dermatologista.
Qual sabonete ideal para cuidar da pele com acne?
Juliana afirma que o sabonete específico para peles oleosas e mistas com acne precisa conter em sua fórmula agentes secativos e que controlem a oleosidade, como ácido salicílico, por exemplo. “Recomendo o uso pela manhã e à noite, após a remoção da maquiagem”, ensinou a médica, afirmando que se a acne for em outras regiões do corpo, como as costas, a hora do banho e um esfregão para alcançar todas as áreas resolve a situação.
Conheça os principais cuidados para quem tem pele acneica
De acordo com Juliana, o principal cuidado para tratar a acne é sempre a prevenção e ela ensina uma rotina ideal. “Após lavar o rosto pela manhã, use um tônico e aplique o filtro solar com FPS indicado para o seu tom de pele, seguida da maquiagem, se assim preferir”, indica. Já à noite, o processo é diferente: “Remova as impurezas, lave o rosto com o sabonete para acne, aplique o tônico e o creme anti-idade ou hidratante recomendado pelo seu dermatologista.”