AchèAchè
search
Título

Qual é a melhor forma do médico ganhar a confiança do paciente em um tratamento?

Cuidados e Bem-estar
Segurança para o Paciente

19 de outubro de 2023

A confiança é um pilar fundamental da relação entre médico e paciente e é um elemento importante para que um tratamento seja bem-sucedido. Mas, até que o paciente confie no conhecimento, na experiência e no olhar clínico do profissional, é preciso tempo e muita atenção ao longo das consultas.

 

Sinceridade é fundamental para construir uma relação de confiança

 


De acordo com o angiologista Ricardo Nobili, a sinceridade é para ele a melhor forma de ganhar a confiança dos pacientes. “Eu não crio ilusões e explico que os tratamentos podem ter resultado de médio a longo prazos. Ao contrário do que a maioria pensa, não costumam ser imediatos”, explica o médico.

 

A internet é uma ferramenta bastante útil para descobrir mais informações sobre uma doença e seus tratamentos, mas em alguns casos, podem causar confusões. “Muitos me falam que viram na internet que as varizes desaparecem na hora, assim que é feito o tratamento, principalmente com a espuma, mas isso está errado”, afirma o profissional.

 

Para driblar esse desencontro de informações, Nobili explica todo o mecanismo dos tratamentos, mostra gravuras e fala sobre a atuação dos remédios e seus efeitos colaterais.

 

Conversar abertamente ajuda a ganhar credibilidade

 


Nem sempre um tratamento tem o resultado desejado. No entanto, de acordo com o especialista, a ineficácia e a substituição do tratamento não são necessariamente motivo de desconfiança, desde que o médico seja atento e sincero: “A primeira coisa que temos que vencer é a ansiedade dos pacientes que querem um resultado imediato. Aos poucos, vamos mostrando que as mudanças estão acontecendo”.  

 

O angiologista destaca que tudo deve ser feito com muita conversa entre o paciente e o médico, se mostrando sempre aberto para ouvir e tirar todas as dúvidas. Em alguns casos, o caminho para trilhar uma boa relação não é fácil, mas é sempre importante. Dessa forma, o paciente estará mais disposto a contar todos os detalhes importantes para o diagnóstico e mais confiante para realizar o tratamento até o fim e de seguir as medidas recomendadas.  

Foto: Shutterstock

Newsletter
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
A importância da alimentação adequada e balanceada: Relação do intestino com a imunidade

Diante da pandemia de Coronavírus (COVID-19) temos diversos aspectos de nossas vidas afetados, principalmente em função do isolamento social necessário. Seja pelo teletrabalho, pela presença das crianças em casa, pelo distanciamento dos amigos e familiares, um novo modo de viver nos foi imposto e lidar com as mudanças de uma forma leve pode nos ajudar […]

Artigos
Como um médico deve fazer com que um paciente supere a vergonha de falar sobre uma doença?

É muito comum que pacientes não fiquem à vontade para falar sobre o que estão sentindo com outras pessoas e até mesmo com um médico. No entanto, a vergonha de se expressar no consultório, que ocorre por diversas razões, pode ser um entrave para o tratamento. Por isso é fundamental que a relação entre médico […]

Artigos
Associação entre a COVID-19 e estresse pós-traumático

A tendência frente a uma Pandemia é que, em algum momento, os casos deixem de surgir, os hospitais voltem à sua capacidade usual e, na medida do possível, a vida se normalize. Contudo, após o combate contra este inimigo invisível chamado COVID-19, como será que a população vai sair desta situação do ponto de vista […]

Converse com um dos nossos atendentes