A confiança é um pilar fundamental da relação entre médico e paciente e é um elemento importante para que um tratamento seja bem-sucedido. Mas, até que o paciente confie no conhecimento, na experiência e no olhar clínico do profissional, é preciso tempo e muita atenção ao longo das consultas.
Sinceridade é fundamental para construir uma relação de confiança
De acordo com o angiologista Ricardo Nobili, a sinceridade é para ele a melhor forma de ganhar a confiança dos pacientes. “Eu não crio ilusões e explico que os tratamentos podem ter resultado de médio a longo prazos. Ao contrário do que a maioria pensa, não costumam ser imediatos”, explica o médico.
A internet é uma ferramenta bastante útil para descobrir mais informações sobre uma doença e seus tratamentos, mas em alguns casos, podem causar confusões. “Muitos me falam que viram na internet que as varizes desaparecem na hora, assim que é feito o tratamento, principalmente com a espuma, mas isso está errado”, afirma o profissional.
Para driblar esse desencontro de informações, Nobili explica todo o mecanismo dos tratamentos, mostra gravuras e fala sobre a atuação dos remédios e seus efeitos colaterais.
Conversar abertamente ajuda a ganhar credibilidade
Nem sempre um tratamento tem o resultado desejado. No entanto, de acordo com o especialista, a ineficácia e a substituição do tratamento não são necessariamente motivo de desconfiança, desde que o médico seja atento e sincero: “A primeira coisa que temos que vencer é a ansiedade dos pacientes que querem um resultado imediato. Aos poucos, vamos mostrando que as mudanças estão acontecendo”.
O angiologista destaca que tudo deve ser feito com muita conversa entre o paciente e o médico, se mostrando sempre aberto para ouvir e tirar todas as dúvidas. Em alguns casos, o caminho para trilhar uma boa relação não é fácil, mas é sempre importante. Dessa forma, o paciente estará mais disposto a contar todos os detalhes importantes para o diagnóstico e mais confiante para realizar o tratamento até o fim e de seguir as medidas recomendadas.
Foto: Shutterstock