search
    Título

    Qual é a diferença entre dieta e reeducação alimentar?

    Saúde Gastrointestinal
    Sintomas

    Por

    Quem está brigando com a balança, seja para perder ou ganhar peso, possivelmente já se deparou com pelo menos um dos dois termos: dieta ou reeducação alimentar. Apesar de serem lembrados com frequência neste contexto, possuem definições distintas. Qual é a diferença entre os dois? Vamos explicar abaixo com a ajuda da nutricionista Caroline Codonho.

    O que é a dieta?

    As pessoas que procuram fazer uma dieta geralmente têm um objetivo a alcançar rapidamente, seja ele ganho de massa corporal, redução de peso, controle de colesterol ou até mesmo uma preparação para uma competição esportiva – muito visto com atletas de luta. “A dieta é algo temporário, muitas vezes desequilibrada e sem objetivos a longo prazo”, diz Caroline Codonho.

    Entretanto, o que também é visto com frequência são dietas que são divulgadas informalmente e seguidas sem compromisso e acompanhamento profissional, o que acaba sendo um risco à saúde, já que cada organismo tem suas próprias características e responde de uma maneira diferente às mudanças nos hábitos alimentares: “Os riscos vão desde uma desnutrição, passando por danos irreparáveis, como intestinais e até mesmo anemia ou transtornos alimentares”, alerta a nutricionista.

    A reeducação alimentar é um caminho para uma vida mais saudável

    Uma reeducação alimentar nada mais que é uma mudança de hábito positiva na alimentação, ou seja, uma saída que deve ser almejada por pessoas que buscam uma vida mais saudável na hora das refeições, que passarão a ser balanceadas e nutritivas. Trata-se de uma conscientização para o dia a dia e que pode trazer diversos benefícios: “Saúde plena, bem-estar, disposição, vigor, melhora da pele, cabelo, unhas, funcionamento intestinal, reequilíbrio emocional e principalmente os resultados que serão para a vida toda”, adianta a nutricionista.

    O que fazer para emagrecer?

    Afinal, qual é a melhor forma de emagrecer? Esta é uma dúvida de vários brasileiros acima do peso. Devemos apostar em uma dieta, na reeducação alimentar os nas duas coisas? A especialista responde: “É preciso procurar auxílio de um profissional habilitado para isso, um nutricionista, e, principalmente, entendendo que o emagrecimento é um processo e que não acontece de um dia para o outro.”

    Newsletter
    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes