search
Título

Quais são os sintomas associados ao molusco contagioso?

Pele e Beleza
Problemas de Pele

19 de outubro de 2023

O molusco contagioso é uma espécie de lesão de pele, semelhante a uma verruga, que pode aparecer em qualquer região do corpo. Em geral, são pequenas pápulas brilhosas que criam marcas na pele, mas às vezes podem ser maiores. Elas também podem surgir em forma de linhas, nos locais onde o paciente coçou, principalmente.   

“O molusco contagioso é uma afecção da pele causada por um vírus, muito comum em crianças e transmitida através do contato”, explica a dermatologista Karina Lopes. “Causa o surgimento de ‘bolinhas’ pequenas na pele, que em geral não tem sintomas (não coçam e não doem) e podem surgir em quantidades variáveis”.

Sinas e sintomas do molusco contagiosos e semelhança com verrugas


De acordo com a médica, apesar da infecção quase não causar sintomas, ela pode ser pior em pessoas com dermatite ou com imunidade alterada. “Nesses casos, em especial, pode acontecer irritação e coceira das lesões ou surgimento de lesões mais numerosas do que o habitual”, explica. Inclusive, a manifestação do molusco contagioso é mais comum em indivíduos com imunidade baixa e com dermatite atópica.

Como as lesões de molusco contagioso podem parecer muito com as verrugas, principalmente para leigos, é importante se consultar com um dermatologista para que se estabeleça um diagnóstico correto. “O profissional qualificado está apto a diferenciar facilmente essas duas entidades”, avalia Karina.

Tratando o molusco contagioso


O tratamento mais comum, segundo a especialista, é feito em consultório com dermatologista através de curetagem das lesões. Há também outras possibilidades, como o uso do nitrogênio líquido ou de soluções prescritas para casa. “Mesmo sendo possível a cura espontânea ocorrer em alguns pacientes, o tratamento deve sempre ser feito em virtude do risco de transmissão e da impossibilidade de prever a duração da infecção”, completa.

Foto: Shutterstock

Newsletter
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
A dermatite não tratada pode se espalhar pelo corpo?

A dermatite é uma reação alérgica de causas variadas que se manifesta de maneiras diferentes (há vários tipos) e em diversos lugares do corpo, com sinais e sintomas como coceira, vermelhidão e descamação, que causam muito incômodo. Conforme explica a dermatologista Gabriella Albuquerque, a dermatite pode se disseminar para regiões distantes do local de irritação. “Isso […]

Artigos
Por que a pele negra precisa ser hidratada?

Ter certos cuidados com a pele é uma atitude fundamental para mantê-la saudável. Com a pele negra, isso não é diferente. Apesar de suas particularidades, ela precisa de uma rotina de skincare, incluindo uma hidratação constante, sempre orientada por um dermatologista. Para conversar um pouco mais sobre a hidratação da pele negra e como fazê-la, […]

Artigos
O que é hipertricose? Saiba mais sobre síndrome do lobisomem!

A hipertricose, também conhecida popularmente como “síndrome do lobisomem”, é uma doença raríssima na qual os pelos crescem em excesso pelo corpo, preenchendo quase toda a sua extensão. A exceção são as regiões das mucosas, palmas das mãos e plantas dos pés. Pode ser causada por diversos fatores, mas o principal está na predisposição genética. […]

Converse com um dos nossos atendentes