A pele é o maior órgão do corpo humano e fica exposta às diversas condições climáticas e ambientais que existem no mundo. Algumas delas podem deixar a pele sensível e até causar danos e ninguém quer isso, não é mesmo? O dermatologista Murilo Drummond vai te explicar por que isso acontece e dar dicas para driblar os perigos do dia a dia.
Os danos à pele
Segundo o médico, basicamente, quatro fatores ambientais podem causar danos à pele: sol, calor, frio e vento. A luz solar provoca o fotoenvelhecimento. A descamação e o ressecamento da pele são causados pelo vento e o frio e, mais rapidamente, pelo calor.
Porém, de todos os danos citados acima, existe um que é o mais preocupante e precisa de uma maior atenção: “O grande vilão é o fotoenvelhecimento. Ele pode se associar a lesões cancerosas ou pré-cancerosas da pele”, alerta Drummond.
Prevenção contra os problemas
Quando o assunto é cuidado com a pele, uma recomendação bem comum é a utilização de filtros solares e, neste caso, para ficar protegido dos fatores ambientais, não será diferente: “Uso de filtro solar, faça chuva ou faça sol, antes de sair de casa sempre e hidratação da face e do corpo à noite com medicamentos adequados”, indica o dermatologista.
Uma outra dica que também é importante, e muitas vezes deixada de lado pelas pessoas, é o consumo de água. É sugerido ingerir, pelo menos, 1,5 litro do líquido diariamente.