A osteoporose é uma condição muito ligada ao envelhecimento do corpo. Ela ocorre quando o organismo perde a capacidade de gerar novas células ósseas e deixa de repor a quantidade de minerais que os ossos perdem com o tempo. O problema atinge ambos os sexos, mas é mais comum nas mulheres, especialmente depois da menopausa, quando a produção de estrógeno é reduzida.
Fraturas do dia a dia
Como consequência, a osteoporose provoca a diminuição da densidade óssea e deixa os ossos fragilizados e mais suscetíveis a fraturas, causadas por situações simples, como tombos, ou até mesmo por espirros e pela tosse, como aponta o ortopedista Marcos Britto da Silva: “As fraturas, muitas vezes, ocorrem com trauma mínimo e, em casos mais acentuados, são até mesmo espontâneas. Vemos pacientes que quebraram uma vértebra da coluna ao levantar uma janela ou abaixar para pegar um objeto no chão.”
A doença pode afetar todos os ossos do corpo, mas expõe, principalmente, as vértebras e o fêmur, além do rádio e o úmero, localizados no braço. Um dos problemas relacionados à osteoporose é a compressão das vértebras. Fragilizadas, elas podem sofrer compressão e causar deformidades e a diminuição da estatura. Com o tempo, é possível que o paciente perca a capacidade de se locomover e também a sua qualidade de vida.
Vivendo bem com osteoporose
Ao contrário do que se pode pensar, pessoas com osteoporose não devem parar de praticar exercícios, mas é preciso consultar um especialista que possa dizer os tipos mais adequados para a situação do paciente. “As atividades são parte integrante do tratamento da osteoporose, porém esses exercícios devem ser orientados: alguns devem ser evitados e outros incentivados”, afirma o ortopedista.
Quem tem a doença pode ter uma boa qualidade de vida e até recuperar a força óssea, segundo da Silva: “O osso pode ser tratado com medicamentos e melhora alimentar. Mesmo que ele quebre, pode ser consertado e o processo de consolidação irá promover a cura da fratura. Osteoporose tem tratamento e pacientes podem voltar a ter ossos fortes.”