AchèAchè
search
Título

Quais são as causas para o desenvolvimento do transtorno obsessivo compulsivo?

Uncategorized

Por

19 de outubro de 2023

Um dos transtornos mentais que mais tem mobilizado a ciência nas últimas décadas é o TOC. No Brasil, as estimativas mais precisas apontam que o transtorno obsessivo compulsivo atinge cerca de três a quatro milhões de pessoas. No entanto, as causas exatas desta doença ainda não foram descobertas.

Origem incerta

A ciência ainda é incapaz de apontar uma causa para o problema, que pode estar relacionada aos neurotransmissores serotonina e dopamina, substâncias que agem no cérebro e regulam, entre outras funções, o sono, o humor e o apetite. “A origem do TOC é extremamente complexa e permanece desconhecida. É possível que haja influência dos sistemas neurotransmissores e no equilíbrio serotonina-dopamina”, explica a psiquiatra Vera Garcia.

Os avanços dos estudos científicos sobre a doença caminham na direção que aponta para uma combinação entre fatores biológicos e influências do ambiente, já que traumas e fobias podem acabar precipitando o surgimento do TOC.

Além das manias

O transtorno não consiste em apenas manias, mas verdadeiras compulsões e obsessões que atrapalham a vida do indivíduo e de pessoas com as quais ele convive, como amigos e familiares. São comuns casos de doentes que ficam aflitos com a possibilidade de estar em locais contaminados por vírus e bactérias ou extremamente tensos com a hipótese de ter deixado a luz acesa ao sair de casa, por exemplo.

Até pouco tempo, o transtorno era considerado raro, mas o avanço no diagnóstico permitiu que a ciência estimasse que o número de pessoas com a doença esteja entre 1,5% e 2,5% da população mundial. A doença costuma surgir na infância, a partir dos quatro ou cinco anos de idade, mas é comum também se manifestar ao longo da adolescência.

Newsletter
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
Por que sabonetes comuns podem piorar a oleosidade em quem já tem esse tipo de pele?

A pele oleosa é um tipo de pele que exige alguns cuidados especiais para manter a quantidade de sebo controlada e diminuir o aparecimento de cravos e espinhas. Um dos cuidados mais importantes é o uso de produtos dermatológicos adequados para essa pele. Os sabonetes comuns, por exemplo, não devem ser utilizados, já que podem […]

Artigos
O que fazer quando aparece a afta?

A afta é uma lesão aberta, dolorosa, de aspecto esbranquiçado, com bordas avermelhadas que pode aparecer na língua, no lábio interno, na bochecha, no céu da boca e, mais raramente, na região da garganta. Normalmente ela desaparece espontaneamente entro de 10 a 14 dias, sem deixar cicatriz. Sua causa ainda é desconhecida, mas seu aparecimento […]

Artigos
Qual é a diferença entre tendinite e lesão no ligamento?

Apesar de tendinites e lesões no ligamento terem semelhanças entre si, os dois problemas de saúde são bastante diferentes. Ambos, normalmente, provocam dores e edemas, podem afastar o paciente temporariamente do ambiente de trabalho e limitar a realização de atividades do dia a dia. “A tendinite é um processo inflamatório em tendões, estruturas responsáveis por […]

Converse com um dos nossos atendentes