search
Título

Quais fatores influenciam na pressão arterial considerada normal?

Hipertensão
Sintomas

19 de outubro de 2023

Manter a pressão arterial em níveis adequados é fundamental para uma vida saudável e longeva. Mas, eliminar ou até mesmo diminuir os fatores que colaboram para aumentá-la não é muito simples. Implementar mudanças de hábitos e novos costumes pode ser mais difícil do que parece.

“A pressão arterial considerada normal na maior parte da população é de 120×80 mmHg. Manter estes números envolve basicamente a manutenção geral de uma boa saúde nas pessoas sem doenças agudas ou crônicas”, afirma o cardiologista Benjamin Farbiarz Segal.

Vida mais saudável

Ele também aponta a necessidade de ser feliz, dormir bem, diminuir o estresse e viver em locais com boas condições sanitárias como aspectos fundamentais. Nos casos de pessoas com doenças ou transtornos, eles devem ser levados em consideração na busca por níveis adequados da pressão arterial.

Controlá-la passa necessariamente pela prática de exercícios físicos. A frequência e o tipo de atividade podem variar de acordo com o estilo de vida de cada um e também com a disponibilidade de tempo, mas o ideal é que seja praticada diariamente. São válidos exercícios aeróbicos, atividades resistivas, como musculação e pilates, e também as mistas, como montanhismo e hidroginástica. Entretanto, é importante ter cuidado com esforços excessivos, que podem ser fatais. É recomendado ir ao médico e realizar exames de seis em seis meses.

Dieta controlada: nada de gordura ou refrigerante

A alimentação contribui enormemente para o controle da pressão e sua manutenção em níveis seguros, como alerta o cardiologista: “Refrigerantes têm grande quantidade de sal e açúcar, além de alguns serem extremamente ácidos. Os alimentos gordurosos também fazem mal a saúde, de um modo geral, principalmente as gorduras saturadas.” Sal e frituras também devem ser evitados enquanto fibras e vegetais devem estar sempre presentes na dieta.

O tabagismo é um dos piores inimigos de quem busca um corpo saudável. A ação do cigarro no organismo é perigosa para a boca e para órgãos, como os pulmões, fígado e o estômago. No sistema circulatório, a nicotina dificulta o transporte de oxigênio e é uma das principais causas da hipertensão. As bebidas alcoólicas não ficam atrás, já que produzem alterações nas paredes dos vasos sanguíneos e aumentam a pressão arterial.

Newsletter
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
Quais são as principais mudanças físicas que o corpo enfrenta quando alcança a meia idade?

O processo natural de envelhecimento começa já no nascimento, mas, evidentemente, seus efeitos são mais pronunciados na vida adulta, depois do corpo passar pela fase de desenvolvimento na infância e juventude, assim como uma relativa estabilidade no começo da vida adulta. Ao atingir a meia idade, por volta dos 40/50 anos, é normal que os indivíduos […]

Artigos
Crise hipertensiva: o que fazer durante um episódio da doença?

As crises hipertensivas atingem pessoas que já possuem o diagnóstico de hipertensão ou aquelas que têm, mas não sabem e, portanto, não fazem uso de qualquer medicamento para controlar a pressão. As crises são classificadas em dois tipos: Urgência hipertensiva, que se caracteriza pela elevação pressórica sem dano agudo de órgãos-alvo, ou seja, sem risco […]

Artigos
Infarto: entenda os efeitos no corpo dessa condição que é um grande risco para quem sofre de hipertensão

O infarto é um sério problema de saúde que atinge o coração e o sistema circulatório em geral. Os sintomas mais comuns são dor no peito, no pescoço e no braço. Em parte dos casos, entre uma ou duas semanas antes do infarto, o corpo emite sinais de que algo está errado. São enjoos, queimações […]

Converse com um dos nossos atendentes