AchèAchè
search
Título

Quais exercícios são indicados para fortalecer a musculatura em quem desenvolveu fragilidade nos ossos?

Uncategorized

19 de outubro de 2023

Conforme a idade avança, aumentam as chances de um indivíduo desenvolver a osteoporose. A doença metabólica se caracteriza pela diminuição da densidade óssea, fragilizando todo o esqueleto e deixando-o mais suscetível a fraturas. O problema costuma atingir pessoas com mais de 50 anos, principalmente, mulheres no período posterior à menopausa.

Fortalecimento muscular

Na luta contra a osteoporose, a prática de atividades físicas é um dos elementos mais importantes do tratamento, especialmente os que ajudam a fortalecer os músculos, como explica o ortopedista e especialista em medicina esportiva Roberto Ranzini: “A medida mais importante para a proteção articular e óssea são os exercícios de resistência muscular ou, simplesmente, a musculação.”

É por meio do fortalecimento da musculatura que é possível diminuir o impacto diário sobre as articulações e também estimular a recuperação e o aumento da massa óssea, segundo Ranzini. “Os músculos fortalecidos desempenham o papel de amortecedor de impactos, poupando o desgaste de ossos e das articulações”, explica o médico.

Exercícios para a osteoporose

Mas não é só a musculação que produz benefícios para a densidade dos ossos. “Todos os esportes de impacto e aqueles praticados em pé, influenciados pela gravidade, produzem um aumento ou pelo menos manutenção da massa óssea”, afirma Ranzini. A natação, por exemplo, não é uma atividade indicada para quem tem como objetivo o combate à osteoporose.

Além de atuar na densidade dos ossos, a prática de exercícios traz inúmeras vantagens para o corpo. Ela ajuda a favorecer a postura corporal, melhora o equilíbrio, reduz o risco de quedas, atenua as dores na coluna e diminui as chances de fraturas e deformações nesta área. O fortalecimento muscular ainda devolve a capacidade de realização de simples tarefas do cotidiano e melhora o funcionamento do cérebro, especialmente nos idosos.  

 

Newsletter
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
Começando o tratamento contra a dermatite: Quais são os primeiros passos?

Apesar de possuir sintomas gerais que a caracterizam como uma só doença, a dermatite possui diversos tipos, cada um com as suas especificidades. Portanto, ao ser diagnosticado com esta reação alérgica, é preciso que você, em primeiro lugar, identifique o tipo de dermatite que tem, para saber os procedimentos exatos que devem ser adotados. “O […]

Artigos
Falta de sono? Listamos 5 dicas para melhorar a vida de quem acorda diversas vezes durante a noite

Quem tem o sono leve sabe como é terrível acordar várias vezes no meio da noite, ocasionalmente enfrentando dificuldades para voltar a dormir. A interrupção do sono pode prejudicar bastante o poder restaurador do repouso e pode te deixar cansado mesmo que você tenha ido dormir cedo. Existe alguma coisa que aqueles que acordam diversas […]

Artigos
Mal de Alzheimer: Quais sintomas podem ser aliviados pela ação dos medicamentos?

O tratamento atual do mal de Alzheimer não permite curar a doença. Entretanto, os avanços da medicina têm dado mais qualidade de vida aos pacientes, inclusive na fase grave. O objetivo do tratamento com medicações é aliviar os sintomas existentes, de modo a estabilizar ou retardar a progressão da perda da memória, proporcionando mais independência […]

Converse com um dos nossos atendentes