search
Título

Pus no Ouvido: Compreendendo as Causas e Tratamentos

Meu Corpo
Ouvido, Nariz e Garganta

20 de agosto de 2024

A presença de pus no ouvido, conhecida também como otorreia purulenta, é muitas vezes preocupante e pode indicar uma infecção subjacente ou condição inflamatória. A otorreia é a saída de secreção pelo canal auditivo que pode ser de natureza aquosa, sanguinolenta, purulenta ou contendo cerume. Os sintomas associados variam de dor e coceira até febre e perda de audição. Meritória de atenção médica, a pus no ouvido é mais frequente em crianças devido ao desenvolvimento anatômico de suas estruturas auditivas, mas também pode acometer adultos. A seguir, exploramos as principais causas, sintomas e opções de tratamento associadas a este quadro clínico.

Principais Causas do Pus no Ouvido

Otite Externa

A otite externa, ou infecção do canal auditivo externo, é uma das causas mais comuns de pus no ouvido. Ela pode ser provocada por bactérias, fungos ou vírus e é frequentemente associada à exposição à água, especialmente em nadadores. Sintomas incluem dor, coceira e secreção purulenta com mau cheiro.

O que fazer:

  • Consultar um médico para a indicação de tratamento adequado.
  • Uso de medicamentos tópicos, como gotas antibióticas ou antifúngicas.
  • Mantenha o ouvido seco e limpo para evitar a persistência da infecção.

Otite Média

A otite média é uma inflamação na orelha média que pode ser aguda ou crônica. É comum durante resfriados e sinusites, levando à produção de pus, dor, febre e, por vezes, desconforto mental.

O que fazer:

  • Uso de antibióticos, em caso de infecção bacteriana.
  • Analgésicos e anti-inflamatórios para alívio da dor e inflamação.
  • Acompanhamento médico, especialmente em crianças, para evitar complicações.

Uso de Aparelhos Auditivos

Aparelhos auditivos mal adaptados ou mal higienizados podem facilitar infecções, levando ao surgimento de pus. Isso ocorre devido à alteração na flora do canal auditivo e aumento da umidade.

O que fazer:

  • Remover o aparelho em atividades que envolvam água.
  • Realizar limpeza regular dos dispositivos.
  • Realizar acompanhamento regular com o fonoaudiólogo.

Perfuração do Tímpano

Perfurações no tímpano podem ser causadas por infecções ou traumas. Isso pode resultar em dor intensa, zumbido e secreção, incluindo pus ou até sangue.

O que fazer:

  • Procurar ajuda médica imediata para avaliação e orientação.
  • Uso de antibióticos, se houver infecção associada.
  • Reparação cirúrgica, como timpanoplastia, em casos de perfuração grave.

Prevenção e Cuidados

A prevenção de infecções auriculares e o controle de suas causas subjacentes podem mitigar a ocorrência de secreção purulenta. Práticas higiênicas adequadas, evitar exposição a fatores de risco (como fumaça de cigarro e ambientes muito úmidos), e a imunização contra infecções respiratórias são estratégias eficazes.

Dicas de Prevenção

  • Higienizar cuidadosamente a parte externa do ouvido sem a inserção de objetos.
  • Proteger os ouvidos durante banhos e atividades aquáticas.
  • Manter as vacinas em dia para prevenir infecções que possam levar a otites.
  • Evitar uso de produtos na região auricular sem orientação profissional.

Quando Buscar Ajuda Médica

Embora a secreção de pus no ouvido nem sempre indique uma emergência médica, alguns sintomas requerem intervenção imediata. Se houver dor intensa, febre persistente, perda auditiva súbita ou secreção com odor fétido, é imprescindível procurar um especialista. Infecções não tratadas podem evoluir para complicações sérias, incluindo perda auditiva irreversível.

 

Newsletter
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
Otorrinolaringologista: o que faz? Que problemas esse especialista trata?

Você está com dor de garganta, dor de ouvido, com suspeita de laringite, amigdalite ou precisa de tratamento para apneia do sono? Para todos esses casos, existe um profissional que pode te ajudar: o otorrinolaringologista. Essa especialidade tão abrangente da Medicina atua na terapia e na prevenção de várias doenças do canal auditivo, do nariz e da garganta. […]

Artigos
Conheça os principais sintomas de otite externa, doença comum entre crianças!

Você sabe o que é otite externa? Também conhecida como “ouvido de nadador”, é uma infecção que atinge o ouvido externo (parte do pavilhão auricular e conduto auditivo que liga o tímpano – é a região mais externa do ouvido, por isso o nome). Para identificar e tratar o problema, é importante ficar atento aos […]

Artigos
Garganta inflamada no inverno: como evitar e tratar esse problema tão incômodo?

O inverno mal chegou e você já está com a garganta inflamada? Esse é um sintoma típico da estação devido à combinação entre quedas bruscas de temperatura, clima seco e aumento do número de casos de infecções respiratórias, incluindo gripes e resfriados. Quem tem quadros alérgicos intensos e crônicos, como rinite, sinusite, bronquite e asma, acaba sofrendo mais […]

Converse com um dos nossos atendentes