search
Título

Psoríase nas unhas: como entender e tratar essa inflamação?

Uncategorized

Por

A psoríase é uma doença crônica e inflamatória que pode manifestar-se na pele, nas unhas e, eventualmente, nas articulações. Até o presente momento, as causas desta doença ainda não foram totalmente esclarecidas. Entretanto, existem evidências de que a predisposição genética seja um fator relevante. Também acredita-se que disfunções do sistema imunológico, assim como fatores internos e ambientais, possam contribuir para o desenvolvimento ou manifestação da doença. Dentre estes fatores de risco, podemos citar:

-Obesidade;

-Infecções;

-Estresse;

-Uso de drogas sistêmicas;

-Tabagismo;

-Consumo de bebidas alcoólicas;

-Traumatismos leves;

Já em relação aos sinais e sintomas, a psoríase que ocorre nas unhas, denominada psoríase ungueal, pode ocasionar:

-Crescimento anormal das unhas das mãos e/ou dos pés;

-Espessamento;

-Descamação;

-Alteração de coloração;

-Deformação;

Vale lembrar que a psoríase, de um modo geral, não é contagiosa. Ou seja, não é transmitida de pessoa para pessoa. Portanto, não há necessidade de evitar o contato físico ou social com os portadores desta doença.

Visto que os sinais e sintomas descritos acima, também podem ser ocasionados por outras doenças, é fundamental consultar um médico dermatologista para confirmação diagnóstica. Pois somente desta forma, o tratamento adequado poderá ser estabelecido.

De forma genérica, o tratamento para psoríase envolve intervenções psicossociais, não-farmacológicas e farmacológicas que serão determinadas pelo médico com base na gravidade e extensão da doença. Portanto, evite automedicar-se!

Referências:

Newsletter
Compartilhamento

Posts relacionados

Converse com um dos nossos atendentes