search
Título

Porque os carotenoides são tão importantes para a saúde ocular?

Saúde Ocular
Sintomas

10 de abril de 2025

Nos últimos tempos, tem havido um aumento crescente na busca da população por uma alimentação mais saudável, com o intuito de prevenir doenças, auxiliar em seu tratamento e até mesmo retardar o processo de envelhecimento. Nesse contexto, é essencial compreender o papel dos carotenoides para aproveitar seus benefícios, pois pesquisas realizadas por diversos cientistas confirmaram que essas substâncias têm efeitos positivos na saúde humana. 

Os carotenoides têm aplicações variadas em diversas indústrias, não apenas para proporcionar cores, visto que são corantes naturais, mas também para enriquecer alimentos e até mesmo como componentes de suplementos alimentares, rações, fármacos e cosméticos. 

Os carotenoides são compostos químicos presentes nos alimentos, conferindo-lhes funcionalidades específicas. Caratenóides xantofílicos, como luteína e zeaxantina, possuem um papel importante na prevenção de doenças oculares, como a doença macular relacionada à idade (DMRI). Eles também atuam como potentes antioxidantes, capazes de proteger nossas células contra danos causados ​​por radicais livres, que podem contribuir para o envelhecimento e o desenvolvimento de doenças crônicas. Além disso, alguns carotenoides possuem a capacidade de serem convertidos em vitamina A, o que torna ainda mais relevante o consumo frequente de alimentos ricos nesses compostos. 

Luteína e Zeaxantina 

São encontrados mais de 700 tipos de carotenoides na natureza, sendo deles, 30 a 50 estão presentes na dieta humana, dos quais apenas 20 a 30 encontramos no sangue. Os principais carotenoides encontrados como pigmentos coloridos na retina do olho humano são a luteína e a zeaxantina, elas são encontradas em grandes concentrações na retina, mas o homem não possui a capacidade de sintetizá-las, tornando-se necessário obtê-las por meio da dieta. Esses antioxidantes lipossolúveis são os principais componentes do pigmento macular, que estão localizados na mácula da retina e nos permitem enxergar detalhes finos. 

Esses pigmentos atuam protegendo os tecidos oculares contra a luz ultravioleta. Dessa forma, poderia prevenir possíveis danos oxidativos às células maculares. 

A zeaxantina se concentra no centro da fóvea (região da retina especializada para a visão de alta resolução) e vai diminuindo à medida que se distancia do centro. Já com a luteína acontece o oposto, ela se concentra perifericamente à fóvea e diminui sentido centro. Essa distribuição específica desses pigmentos na retina é fundamental para a manutenção de uma visão saudável e eficiente. 

Benefícios da luteína e da zeaxantina: 

Esses dois tipos de carotenoides são reconhecidos por sua capacidade como antioxidantes poderosos. Além disso, eles possuem a capacidade de serem convertidos em vitamina A no organismo, o que traz benefícios adicionais para a saúde. Abaixo temos exemplos de alimentos onde podemos encontrar os carotenoides: 

  • Frutas como melancia, mamão, melão, damasco, pêssego, tangerina e laranja, tomate; 
  • Legumes como milho, abóbora, cenoura, brócolis 
  • Verduras como espinafre, alface, tomate, inhame, nabo, agrião, ervilha, vagem; 
  • Origem animal como lagosta, salmão, truta, peixe dourado, gema de ovo; 

A suplementação com esses antioxidantes poderia contribuir para o aprimoramento da acuidade visual, melhorando as atividades de vida diária, defendendo contra os danos provenientes da exposição prolongada à luz emitida por dispositivos, aumentando e aliviando a sensibilidade ao contraste e sintomas de fadiga ocular. 

Portanto, é recomendável incorporar em nossa dieta alimentos ricos em carotenoides para usufruir dos benefícios que essas substâncias podem fornecer à nossa saúde. Ao fazer escolhas conscientes em relação à alimentação, podemos contribuir para o bem-estar geral e a prevenção contra diversas doenças. 

 

Newsletter
Tags
saúde ocular
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
Você sabe o que é o glaucoma? Conhece os tipos da doença?

Doenças oculares são problemas oftalmológicos provocados por inúmeros motivos, desde causas genéticas até a hábitos e estilos de vida. A médio e longo prazo podem causar, entre outras coisas, dificuldade na visão e até mesmo, em casos mais graves, a cegueira.  Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), atualmente cerca de 285 milhões de […]

Artigos
5 hábitos que prejudicam sua visão e como evitá-los

Scrollar a tela das redes sociais, coçar o olho ou até dormir com lentes de contato podem parecer hábitos inofensivos. Mas para a saúde ocular, essas ações podem oferecer riscos ao longo do tempo.  A visão é um dos sentidos mais importantes do ser humano. Por isso, adotar uma rotina de cuidados é fundamental para […]

Artigos
Posso fazer exercícios físicos tendo glaucoma?

O exercício físico é uma parte essencial de um estilo de vida saudável. O exercício previne problemas de saúde, cria força, aumenta a energia e pode reduzir o stress. Além disso, o exercício também pode ser benéfico para os pacientes com glaucoma.  Muitos pacientes com glaucoma perguntam aos seus médicos: “Que mais posso fazer para […]

Converse com um dos nossos atendentes