A pele sensibilizada, como o próprio nome indica, é mais suscetível a danos causados pelo ambiente e pela falta de cuidados. As causas para esse problema são muito variadas, mas um fator importante para impedir o agravamento da condição é o uso de produtos adequados. Nesse contexto, o sabonete comum deve ser evitado.
Sabonete comum pode agravar o ressecamento da pele
A pele pode ficar sensibilizada por uma série de causas, ambientais ou relacionadas à rotina de cuidados. “Climas frios, que podem trazer sensação de ressecamento, uso de ácidos, procedimentos mais agressivos, falta de hidratação e também condições como rosácea, dermatite atópica e acne”, lista a dermatologista Bruna Fanton Gallo.
Especialmente na questão da hidratação, os sabonetes comuns são problemáticos tanto para quem tem normalmente a pele sensível, quanto para quem está com a pele sensibilizada por alguma razão específica. “O sabonete comum, aquele com maior poder surfactante, pode remover excessivamente a camada lipídica (gordurosa) que reveste a pele e ajuda a impermeabilizá-la, causando ressecamento e intensificando a sensibilidade”, explica a dermatologista.
Hidratação é fundamental para o cuidado com a pele sensibilizada
A pele sensível ou sensibilizada costuma apresentar algumas características que podem te ajudar a entender se é o seu caso. “A pele sensível costuma apresentar sinais e sintomas característicos, como vermelhidão, ardência, coceira, sensação de ressecamento”, afirma Bruna. Caso note alguma característica diferente em sua pele, é importante procurar seu dermatologista, que vai apontar com maior precisão o que você deve fazer.
No geral, no entanto, o ressecamento é o maior vilão da pele sensível. “Por isso, é imprescindível uma hidratação adequada, para ajudar na função de barreira e controlar a inflamação, quando presente”, completa a dermatologista. “Além disso, é importante evitar hábitos que prejudiquem, como lavagens excessivas (o ideal é utilizar um sabonete próprio) e uso de substâncias sensibilizantes”, finaliza a profissional.
Foto: Shutterstock