AchèAchè
search
Título

Por que a comida perde parte do gosto quando estamos com nariz entupido?

Meu Corpo
Ouvido, Nariz e Garganta

19 de outubro de 2023

Muitas pessoas quando estão com o nariz entupido devido a uma gripe percebem que não conseguem sentir direito o gosto dos alimentos ingeridos, o que gera dúvida e curiosidade. A estranheza com a mistura de sentidos é até compreensível, mas não há muito mistério para entender a situação. Afinal, a conexão entre paladar e olfato é forte.

“O paladar e o olfato são dois sentidos que apresentam mecanismos anatomicamente distintos, mas que têm suas funções inter-relacionadas. Assim, produzem juntos uma impressão sensorial integrada na identificação de sabores”, explica a otorrinolaringologista Cristiane Adami.

Excesso de muco bloqueia capacidade de sentir cheiro da comida


Segundo a médica, o olfato e o paladar trabalham juntos para a identificação dos sabores. O alimento em contato com a saliva estimula as papilas gustativas da língua, que enviam impulsos nervosos ao cérebro para reconhecer o sabor. “Ao mesmo tempo, o odor do alimento se dissolve na mucosa nasal nos receptores olfatórios, que enviam sinais nervosos para a parte olfativa do cérebro, o qual reconhece o sabor e identifica o alimento”.

O entupimento do nariz, ou seja, o excesso de muco no interior das narinas atrapalha a chegada das moléculas de odor nos receptores do olfato, o que justifica falta de capacidade de sentir o cheiro da comida. “Na verdade, o excesso de muco combinado com o edema da mucosa apresentado na congestão nasal são os responsáveis pela falha do mecanismo interdependente olfato-paladar”.

Nariz entupido pode ser tratado de diferentes maneiras


Há diversas formas de melhorar o entupimento nasal, cada uma de acordo com as origens do problema. “Se causado por edema da mucosa e excesso de muco, utiliza-se lavagem nasal abundante com soluções salinas, medicações tópicas anti-inflamatórias e até vasoconstritores de ação local. Alguns casos necessitam de procedimento cirúrgico devido à cronicidade inflamatória da mucosa ou por obstrução mecânica, como um desvio septal”.

 

Foto: Shutterstock

Newsletter
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
Otorrinolaringologista: o que faz? Que problemas esse especialista trata?

Você está com dor de garganta, dor de ouvido, com suspeita de laringite, amigdalite ou precisa de tratamento para apneia do sono? Para todos esses casos, existe um profissional que pode te ajudar: o otorrinolaringologista. Essa especialidade tão abrangente da Medicina atua na terapia e na prevenção de várias doenças do canal auditivo, do nariz e da garganta. […]

Artigos
Conheça os principais sintomas de otite externa, doença comum entre crianças!

Você sabe o que é otite externa? Também conhecida como “ouvido de nadador”, é uma infecção que atinge o ouvido externo (parte do pavilhão auricular e conduto auditivo que liga o tímpano – é a região mais externa do ouvido, por isso o nome). Para identificar e tratar o problema, é importante ficar atento aos […]

Artigos
Garganta inflamada no inverno: como evitar e tratar esse problema tão incômodo?

O inverno mal chegou e você já está com a garganta inflamada? Esse é um sintoma típico da estação devido à combinação entre quedas bruscas de temperatura, clima seco e aumento do número de casos de infecções respiratórias, incluindo gripes e resfriados. Quem tem quadros alérgicos intensos e crônicos, como rinite, sinusite, bronquite e asma, acaba sofrendo mais […]

Converse com um dos nossos atendentes