search
    Título

    Por que a comida perde parte do gosto quando estamos com nariz entupido?

    Uncategorized

    Por

    Muitas pessoas quando estão com o nariz entupido devido a uma gripe percebem que não conseguem sentir direito o gosto dos alimentos ingeridos, o que gera dúvida e curiosidade. A estranheza com a mistura de sentidos é até compreensível, mas não há muito mistério para entender a situação. Afinal, a conexão entre paladar e olfato é forte.

    “O paladar e o olfato são dois sentidos que apresentam mecanismos anatomicamente distintos, mas que têm suas funções inter-relacionadas. Assim, produzem juntos uma impressão sensorial integrada na identificação de sabores”, explica a otorrinolaringologista Cristiane Adami.

    Excesso de muco bloqueia capacidade de sentir cheiro da comida


    Segundo a médica, o olfato e o paladar trabalham juntos para a identificação dos sabores. O alimento em contato com a saliva estimula as papilas gustativas da língua, que enviam impulsos nervosos ao cérebro para reconhecer o sabor. “Ao mesmo tempo, o odor do alimento se dissolve na mucosa nasal nos receptores olfatórios, que enviam sinais nervosos para a parte olfativa do cérebro, o qual reconhece o sabor e identifica o alimento”.

    O entupimento do nariz, ou seja, o excesso de muco no interior das narinas atrapalha a chegada das moléculas de odor nos receptores do olfato, o que justifica falta de capacidade de sentir o cheiro da comida. “Na verdade, o excesso de muco combinado com o edema da mucosa apresentado na congestão nasal são os responsáveis pela falha do mecanismo interdependente olfato-paladar”.

    Nariz entupido pode ser tratado de diferentes maneiras


    Há diversas formas de melhorar o entupimento nasal, cada uma de acordo com as origens do problema. “Se causado por edema da mucosa e excesso de muco, utiliza-se lavagem nasal abundante com soluções salinas, medicações tópicas anti-inflamatórias e até vasoconstritores de ação local. Alguns casos necessitam de procedimento cirúrgico devido à cronicidade inflamatória da mucosa ou por obstrução mecânica, como um desvio septal”.

     

    Foto: Shutterstock

    Newsletter
    Compartilhamento

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes