AchèAchè
    search
    Título

    Pé diabético: entenda como age essa complicação associada à doença

    Diabetes
    Sintomas

    Por

    Uma das partes do corpo mais atingidas pelas consequências do diabetes é, surpreendentemente, o pé. Quando a doença não está controlada e as taxas de açúcar no sangue estão altas, ela pode atrapalhar a circulação sanguínea e provocar problemas nos membros inferiores. É o chamado pé diabético.  

    O problema chega a afetar quase metade dos pacientes com a doença acima dos 60 anos. “Níveis cronicamente elevados de glicemia favorecem o aparecimento de alterações neurológicas e vasculares capazes de atingir os membros inferiores”, explica a endocrinologista Daniele Zaninelli.

    Complicações podem levar à amputação

    A médica ainda afirma que pode haver um risco maior para pacientes cujos problemas circulatórios estejam associados à perda de sensibilidade nos pés. “Pessoas com pé diabético podem apresentar complicações, como ulcerações e infecções, o que pode culminar na amputação do membro afetado”, alerta Zaninelli.

    De olho nos sintomas

    É preciso ficar atento aos sintomas mais visíveis e comuns em quem não controla o diabetes adequadamente. Dor e queimação nas pernas e pés, formigamentos, perda de sensibilidade, fraqueza muscular, instabilidade articular, deformidades, calosidades e ulcerações são sinais que devem ser levados com seriedade e acompanhados por um médico.

    Como se prevenir

    A melhor forma de prevenir o pé diabético é consultar um médico especialista regularmente, para que possam ser prescritas medicações com o objetivo de manter as taxas glicêmicas em níveis saudáveis. Além disso, “atitudes, como o controle dos níveis do colesterol e da pressão arterial, a prática regular de exercícios físicos e não fumar também ajudam na prevenção de muitas complicações do diabetes”, conclui a endocrinologista.

     

    Dra. Daniele Zaninelli é endocrinologista, formada pela Universidade Federal do Paraná e atua em Curitiba (PR). CRM-PR: 16876

    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes