Muitos homens gostam de usar gel no cabelo no dia a dia, visto que o produto deixa o penteado mais sério e confere ao visual estilo e elegância. Usar gel com moderação, aplicando uma quantidade pequena, não danifica o cabelo. O problema surge quando há excesso, podendo, inclusive, resultar na queda dos fios.
Efeito do excesso de gel no cabelo
“Passar muito gel no cabelo favorece a calvície, pois pode obstruir os orifícios de saída dos folículos pilosos, impedindo a liberação do material produzido pelas glândulas e afetando a saúde dos cabelos. Quando a aplicação é feita em pequenas quantidades de gel, é permitida”, informa o dermatologista Murilo Drummond.
Conforme explica o especialista, para que os fios se mantenham saudáveis, é preciso haver um funcionamento correto da chamada unidade pilossebácea, que é composta por uma glândula sebácea e pelo cabelo. “Estes elementos se comunicam através de um canal por onde sai a secreção sebácea”. O excesso de gel no cabelo atrapalha esse processo necessário e, então, os fios são comprometidos.
É importante destacar que o excesso de gel sozinho não provoca a calvície, pois para que este quadro se estabeleça é necessário que atuem juntos diversos fatores. O excesso de gel apenas contribui para que o problema se manifeste. Se um indivíduo possui a genética muito favorável para não ter calvície, por exemplo, mesmo usando quantidades grandes de gel em seu dia a dia ele pode não ter problemas com queda dos fios.
Tratamento para calvície
Já no caso daqueles em que há queda de cabelo por conta do uso excessivo de gel, o primeiro passo para controlar o problema é interromper a prática. Se a calvície já tiver comprometido significativamente o cabelo, pode ser necessário investir em um tratamento medicamentoso capaz de retardar a queda e recuperar o crescimento nas áreas afetadas.
Foto: Shutterstock