search
Título

Ovo cozido com gema mole faz mal? Nutricionista explica

Cuidados e Bem-estar
Nutrição

6 de fevereiro de 2025

A gema mole, com textura cremosa, oferece um sabor ímpar, mas será que esse preparo é seguro? Conversamos com uma nutricionista que explica os benefícios e os riscos do consumo de ovos, com foco especial na famosa gema mole.

Ovo cozido com gema mole faz mal?

A nutricionista Angélica Grecco explica que o calor do cozimento consegue eliminar os microorganismos presentes nos ovos, mas, se a gema não atingir a temperatura adequada (em torno de 85 °C), as bactérias podem continuar ativas. 

Logo, ovos crus ou com a gema mole podem, sim, fazer mal à saúde, pois têm maior risco de contaminação por bactérias, como a Salmonella.

“Isso é especialmente importante para grupos de risco, como gestantes, idosos e pessoas imunossuprimidas”, alerta.

Como cozinhar o ovo para garantir segurança e nutrientes?

Para garantir a segurança alimentar, cozinhe os ovos até que tanto a gema quanto a clara estejam firmes. 

  • Escolha ovos com casca e embalagens íntegras
  • Lave as mãos antes e depois de manuseá-los
  • Durante o preparo, atinja a temperatura mínima de 85 °C

Benefícios nutricionais do ovo e cozimento

O ovo é uma excelente fonte de proteínas de alto valor biológico, vitaminas (A, D, E, K, complexo B), minerais (ferro, fósforo, zinco e selênio) e antioxidantes, como a luteína. O cozimento completo pode interferir no fator nutricional?

“O cozimento pode alterar alguns nutrientes e reduzir vitaminas sensíveis ao calor, como a vitamina B9 (folato). Mas, em contrapartida, aumenta a digestibilidade das proteínas e reduz o risco de contaminação. Então, a recomendação é cozinhá-los bem”, esclarece a nutricionista.

Quantos ovos consumir por dia?

Quando o assunto é quantidade, a recomendação varia com base nas necessidades individuais, mas, no geral, o consumo de 1 a 2 ovos por dia é considerado seguro e benéfico para a saúde.

Benefícios de consumir ovos regularmente

  • Aumento da saciedade: auxiliando no controle do peso.
  • Saúde ocular: devido à luteína e à zeaxantina.
  • Manutenção da massa muscular: graças à proteína de alto valor biológico.
  • Fornecimento de colina: nutriente essencial para o funcionamento cerebral e saúde cardiovascular.

Ovos caipiras x industrializados e o risco de contaminação

A nutricionista confirma que os ovos caipiras podem ter maior risco de contaminação por Salmonella, devido a práticas de manejo menos monitoradas, diferente dos ovos industrializados, que geralmente seguem normas rigorosas de higiene e segurança. “Contudo, ambos os tipos podem ser seguros se manuseados, armazenados e preparados corretamente”, completa.

Newsletter
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
Quais são as principais causas da deficiência de vitamina D?

A vitamina D é um dos nutrientes mais importantes para a saúde do corpo. Atua, por exemplo, no processo de absorção do cálcio, tornando a estrutura óssea e dentária mais forte e resistente a fraturas. A fraqueza muscular e o cansaço excessivo são alguns dos sintomas da falta da vitamina D, cujas causas devem ser […]

Artigos
O baixo consumo de vitamina D pode causar depressão?

Uma das funções mais importantes da vitamina D é sua atuação nos ossos, ajudando a fixar o cálcio no esqueleto e, assim, ajudando a prevenir doenças como a osteopenia e a osteoporose. Mas, o nutriente exerce ainda outro papel fundamental para a garantia da boa qualidade de vida: ajuda a proteger a saúde mental e, […]

Artigos
Como o ômega 3 auxilia no tratamento de doenças cardiovasculares?

As doenças cardiovasculares representam a principal causa de mortalidade no Brasil e no mundo, vitimando milhares de homens e mulheres. O hábito alimentar saudável, principalmente o consumo de alimentos integrais, frutas, verduras e gorduras mono e poliinsaturadas podem contribuir na prevenção de doenças cardiovasculares. Dentre esses alimentos, podemos destacar o Ômega 3, que é um […]

Converse com um dos nossos atendentes