search
Título

Osteoartrite: O que diferencia as fases agudas e crônicas da doença?

Doenças dos Ossos
Sintomas

Por Dra. Árien Oldoni

11 de abril de 2023

A osteoartrite é uma das doenças reumáticas mais comuns, segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR). Ela provoca a degeneração da cartilagem que reveste as articulações do corpo, causando dor e inchaço e dificultando a locomoção. O problema tem duas fases, a aguda e a crônica. Confira as principais diferenças entre essas etapas.

Fase aguda da osteoartrite é marcada pela dor e inchaço

De acordo com a reumatologista Árien Oldoni, a dor costuma ser o sintoma inicial da doença e leva o paciente a procurar auxílio médico, marcando o início da fase aguda. “Tipicamente, o desconforto articular vem sendo sentido pelo indivíduo por meses, de forma intermitente, com dor localizada e profunda em alguns pontos da articulação”, afirma a médica.

Outro sintoma causado pela osteoartrite na fase aguda é uma sensação de enrijecimento articular que tende a durar alguns poucos minutos. Além disso, ao movimentar o corpo, o paciente pode ouvir estalos e perceber o surgimento da dor, que tende a melhorar com o repouso.

Na fase crônica, paciente perde qualidade de vida

Vale lembrar que a osteoartrite se instala, na maioria das vezes, de maneira lenta e persistente, progredindo gradualmente, especialmente se não houver tratamento. “A dor passa a se tornar constante, aumentando de intensidade, tendendo ao acometimento articular bilateral, e o volume ósseo local pode aumentar”, explica a especialista sobre a fase crônica.

“Esses sinais e sintomas levam o paciente a se tornar gradativamente incapaz de executar suas atividades diárias, com perda de mobilidade articular, alterações da marcha e piora da qualidade de vida”, alerta Dra. Árien. Anos após o início da dor aparecem as alterações radiológicas, caracterizadas pela redução e desalinhamento do espaço articular, erosões e deformações ósseas.

Newsletter
Tags
articulações
cartilagens
ossos
osteoartrite
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
Como a osteoartrite pode prejudicar a movimentação do corpo?

A osteoartrite é uma doença reumatológica que afeta as articulações, causando inflamação e desgaste das cartilagens. Segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR), a evolução do quadro é lenta e seus efeitos na movimentação do corpo são sentidos com o passar dos anos. Pessoas com até 40 anos não costumam apresentar sintomas, mas a doença tende a ser mais […]

Artigos
O sedentarismo durante a quarentena pode acelerar a evolução da osteoartrite?

A falta dos equipamentos da academia e a impossibilidade de praticar exercícios ao ar livre, muitas vezes, acompanhado, são problemas que podem desmotivar pacientes com osteoartrite durante o período de quarentena provocado pela pandemia do novo coronavírus. É preciso, portanto, repensar o jeito de praticar exercícios físicos, já que deixá-los de lado pode contribuir para a evolução […]

Artigos
Tratamento da osteoartrite reduz dor nos punhos de aposentada de Volta Redonda

A osteoartrite, também chamada de artrose ou osteoartrose, é uma doença crônica e degenerativa caracterizada pelo desgaste da cartilagem que protege as articulações externamente. Segundo o Ministério da Saúde, o grupo mais afetado pela doença é a população que está acima dos 55 anos de idade, mas a doença pode afetar pessoas mais jovens, como é o […]

Converse com um dos nossos atendentes