search
Título

Osteoartrite (Artrose) Dicas de exercício para fazer em casa

Doenças dos Ossos
Sintomas

20 de maio de 2024

Dicas de exercícios simples para fazer em casa, proporcionando maior mobilidade e aumento da amplitude de movimento articular, fortalecimento dos músculos que rodeiam as articulações afetadas, redução da dor, além de melhorar a capacidade de realizar as tarefas diárias. 

Lembre-se: é muito importante respeitar o limite da sua dor e a amplitude de movimento das articulações durante a realização dos exercícios. Respire corretamente (inspire e expire lentamente), utilize roupas confortáveis, hidrate-se e nunca realize atividade física de estômago vazio! 

Exercícios para Membros Superiores:

Movimente a região da cabeça para cima e para baixo sem que ocorra desconforto, e depois executando um movimento de rotação lateral olhando de um lado para o outro. Realize o movimento em ambas as direções, conforme a figura. Faça 2-3 sessões de 8 a 12  repetições, com descanso de 30 segundos entre as sessões.  

Movimente a cabeça sem que ocorra desconforto, executando um movimento de inclinação lateral. Realize o movimento em ambos os lados, conforme a figura. Faça 2-3 sessões de 8 a 12  repetições, com descanso de 30 segundos entre as sessões.  

 

Em pé, eleve os braços acima da cabeça, entrelace os dedos e realize movimentos rotatórios com as mãos para o lado direito e para o lado esquerdo. Faça 2-3 sessões de 8 a 12  repetições, com descanso de 30 segundos entre as sessões.  

 

Em pé, estique os braços para frente, na altura do peito, flexione o punho para baixo e, com a mão direita, auxilie a execução do alongamento, direcionando os dedos para baixo. Segure por 20 a 30 segundos e repita com a outra mão. 

 

  1. Em pé, com os cotovelos em flexão a 90 graus, una as palmas das mãos com os dedos voltados para baixo e faça uma pressão entre elas, sustentando a posição por 20 a 30 segundos. Posteriormente, gire o punho para baixo com os dedos voltados para cima e realize a mesma pressão por mais 20 a 30 segundos.
  1. Em pé, com os cotovelos em flexão a 90 graus, una as pontas dos dedos das mãos com os dedos voltados para cima e faça uma pressão entre eles, sustentando a posição por 20 a 30 segundos. 

Em pé, posicione-se paralelamente a uma mesa ou cadeira cuja altura seja próxima da linha do seu quadril. Apoie um dos braços, incline levemente o tronco para a frente e, com o outro braço livre, realize movimentos circulares, como o movimento de um pêndulo. Faça 2-3 sessões de 8 a 12  repetições, com descanso de 30 segundos entre as sessões. Repita o mesmo processo com o outro braço. 

Exercícios para Membros Inferiores:

Em pé, com a coluna alinhada, posicione-se paralelamente a uma cadeira ou mesa cuja altura seja próxima da linha do seu quadril. Apoie-se com a mão direita e eleve o joelho direito, se possível, até a altura do quadril. Faça 2-3 sessões de 8 a 12  repetições, com descanso de 30 segundos entre as sessões. Repita o mesmo processo com a outra perna. 

Em pé, com a coluna alinhada, posicione-se atrás de uma cadeira ou mesa cuja altura seja próxima da linha do seu quadril. Apoie-se com as mãos e realize flexão e extensão do joelho direito, levando o calcanhar em direção ao quadril. Faça 2-3 sessões de 8 a 12  repetições, com descanso de 30 segundos entre as sessões. Repita o mesmo processo com a outra perna. 

Sentado, certifique-se de que a coluna esteja totalmente apoiada no encosto da cadeira, e realize extensão e flexão do joelho direito. Faça 2-3 sessões de 8 a 12  repetições, com descanso de 30 segundos entre as sessões. Repita o mesmo processo com a outra perna. 

Deitado sobre o solo, pernas flexionadas a 90 graus. Abrace a perna direita, aproximando-a do tórax, e mantenha essa posição por 20 a 30 segundos. Repita o mesmo processo com a outra perna. 

Deitado sobre o solo, abrace os joelhos, trazendo-os contra o tórax, e mantenha essa posição por 20 a 30 segundos. Relaxe e repita o processo de 2-3 vezes.  

 

Referências bibliográficas: 

https://www.acare.com.br/pt/tratamento-de-osteoartrite-exercicios. Acesso em: Maio/2023. 

https://www.mundoboaforma.com.br/exercicios-para-artrose-no-joelho. Acesso em: Dezembro//2021. 

https://lpcdr.org.pt/nucleos/nucleo-osteoartrose/162-programa-de-exercicio-em-casa-para-a-osteoartrose Acesso em: Abril a Junho//2014. 

 

Newsletter
Tags
osteoartrite
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
Como a osteoartrite nas mãos prejudica a rotina do paciente?

A osteoartrite é uma doença que atinge as articulações do corpo, provocando um desgaste das cartilagens que as revestem e causando deformações nos ossos nos casos mais graves. Essas alterações ósseas são chamadas de osteófitos e são muito frequentes em casos de osteoartrite nas mãos. Trata-se de um problema que pode provocar um quadro de […]

Artigos
Quem tem osteoartrite deve evitar subir muitos lances de escada?

A cartilagem que reveste as superfícies das articulações tem como função evitar que haja atrito entre os ossos. No entanto, o desgaste das cartilagens provocado pela osteoartrite, uma doença degenerativa, leva a um quadro em que há uma progressiva diminuição do amortecimento do impacto produzido pelo movimento do corpo. Será que fazer esforço ao subir muitos […]

Artigos
Como a osteoartrite pode prejudicar a movimentação do corpo?

A osteoartrite é uma doença reumatológica que afeta as articulações, causando inflamação e desgaste das cartilagens. Segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR), a evolução do quadro é lenta e seus efeitos na movimentação do corpo são sentidos com o passar dos anos. Pessoas com até 40 anos não costumam apresentar sintomas, mas a doença tende a ser mais […]

Converse com um dos nossos atendentes