search
Título

O que é a otite externa e quais são as causas mais comuns?

Meu Corpo
Ouvido, Nariz e Garganta

22 de maio de 2025

Sentiu uma dor incômoda e coceira intensa no ouvido? Seja de repente ou após um dia na piscina/praia, isso pode ser sinal de otite externa, uma inflamação comum do canal auditivo externo “causada por agentes não infecciosos como dermatites, umidade e trauma local, ou por agentes infecciosos como bactérias e fungos”, diz a otorrinolaringologista Vanessa Rocha.

Como diferenciar a otite externa da otite média?

Já a otite média, conforme explica a especialista, se trata da inflamação do ouvido médio, região que compreende o tímpano e estruturas como a tuba auditiva. “Geralmente a otite média é consequência de um resfriado ou gripe e cursa com dor local, febre e diminuição significativa da audição. Ela é mais comum no outono/inverno”. 

 

Diferente da otite externa, que segundo a médica acontece predominantemente no verão, provocando dor local intensa, sem febre e com menor comprometimento auditivo. “Nem sempre a diferenciação é simples, por isso é importante procurar um otorrinolaringologista e não se automedicar”.

Principais sintomas da otite externa

Quanto aos sintomas da otite externa, Vanessa destaca a forte dor de ouvido, coceira e sensação de entupimento. “Pode ainda haver secreção amarelada mal-cheirosa (otorreia)”. Veja a lista de principais sintomas:

 

  • Dor de ouvido de leve a intensa e que piora ao tocar ou movimentar a orelha
  • Coceira e sensação de prurido no canal auditivo
  • Sensação de ouvido entupido, plenitude auricular
  • Secreção, que pode ser clara, amarelada ou purulenta, saindo do ouvido
  • Vermelhidão e inchaço na parte externa da orelha e na entrada do canal auditivo

Qual o remédio para otite externa e como tratar

A médica explica que para alívio dos sintomas da otite externa é importante realizar uma limpeza minuciosa da região com um otorrinolaringologista e utilizar os medicamentos tópicos, aqueles que devem ser aplicados diretamente sobre a pele, mucosas ou superfície afetada, receitados. Em casos mais graves, pode ser necessário o uso de medicamentos via oral.

 

“Não é recomendado o tratamento caseiro e por conta própria da otite externa, uma vez que o quadro pode se agravar com disseminação da infecção para a regiões adjacentes”, alerta a especialista.

Cuidados diários para prevenir a otite externa

Melhor que tratar, é prevenir a otite externa. Os cuidados a seguir ajudam a evitar a inflamação e incômodo.

 

  • Secar bem os ouvidos após o banho/natação: use uma toalha macia e incline a cabeça para cada lado para remover a água

 

  • Evitar o uso de hastes flexíveis (cotonetes): elas podem irritar a pele do canal auditivo e empurrar a cera para dentro

 

  • Não introduzir objetos no ouvido: evite dedos, grampos ou outros objetos que possam lesionar o canal auditivo

 

  • Usar protetores auriculares em ambientes úmidos ou durante a natação: isso evita a entrada de água contaminada

 

  • Evitar irritantes: produtos como sprays de cabelo ou loções podem irritar o canal auditivo; tenha cuidado ao usá-los

 

Manter os ouvidos secos, protegendo-os durante o banho, não usar os chamados cotonetes e minimizar a utilização de fones de ouvido, além de limpá-los com álcool após o uso, são as dicas da Dra. Vanessa.

Newsletter
Tags
otite
ouvido
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
Otorrinolaringologista: o que faz? Que problemas esse especialista trata?

Você está com dor de garganta, dor de ouvido, com suspeita de laringite, amigdalite ou precisa de tratamento para apneia do sono? Para todos esses casos, existe um profissional que pode te ajudar: o otorrinolaringologista. Essa especialidade tão abrangente da Medicina atua na terapia e na prevenção de várias doenças do canal auditivo, do nariz e da garganta. […]

Artigos
Conheça os principais sintomas de otite externa, doença comum entre crianças!

Você sabe o que é otite externa? Também conhecida como “ouvido de nadador”, é uma infecção que atinge o ouvido externo (parte do pavilhão auricular e conduto auditivo que liga o tímpano – é a região mais externa do ouvido, por isso o nome). Para identificar e tratar o problema, é importante ficar atento aos […]

Artigos
Garganta inflamada no inverno: como evitar e tratar esse problema tão incômodo?

O inverno mal chegou e você já está com a garganta inflamada? Esse é um sintoma típico da estação devido à combinação entre quedas bruscas de temperatura, clima seco e aumento do número de casos de infecções respiratórias, incluindo gripes e resfriados. Quem tem quadros alérgicos intensos e crônicos, como rinite, sinusite, bronquite e asma, acaba sofrendo mais […]

Converse com um dos nossos atendentes