Sentiu uma dor incômoda e coceira intensa no ouvido? Seja de repente ou após um dia na piscina/praia, isso pode ser sinal de otite externa, uma inflamação comum do canal auditivo externo “causada por agentes não infecciosos como dermatites, umidade e trauma local, ou por agentes infecciosos como bactérias e fungos”, diz a otorrinolaringologista Vanessa Rocha.
Como diferenciar a otite externa da otite média?
Já a otite média, conforme explica a especialista, se trata da inflamação do ouvido médio, região que compreende o tímpano e estruturas como a tuba auditiva. “Geralmente a otite média é consequência de um resfriado ou gripe e cursa com dor local, febre e diminuição significativa da audição. Ela é mais comum no outono/inverno”.
Diferente da otite externa, que segundo a médica acontece predominantemente no verão, provocando dor local intensa, sem febre e com menor comprometimento auditivo. “Nem sempre a diferenciação é simples, por isso é importante procurar um otorrinolaringologista e não se automedicar”.
Principais sintomas da otite externa
Quanto aos sintomas da otite externa, Vanessa destaca a forte dor de ouvido, coceira e sensação de entupimento. “Pode ainda haver secreção amarelada mal-cheirosa (otorreia)”. Veja a lista de principais sintomas:
- Dor de ouvido de leve a intensa e que piora ao tocar ou movimentar a orelha
- Coceira e sensação de prurido no canal auditivo
- Sensação de ouvido entupido, plenitude auricular
- Secreção, que pode ser clara, amarelada ou purulenta, saindo do ouvido
- Vermelhidão e inchaço na parte externa da orelha e na entrada do canal auditivo
Qual o remédio para otite externa e como tratar
A médica explica que para alívio dos sintomas da otite externa é importante realizar uma limpeza minuciosa da região com um otorrinolaringologista e utilizar os medicamentos tópicos, aqueles que devem ser aplicados diretamente sobre a pele, mucosas ou superfície afetada, receitados. Em casos mais graves, pode ser necessário o uso de medicamentos via oral.
“Não é recomendado o tratamento caseiro e por conta própria da otite externa, uma vez que o quadro pode se agravar com disseminação da infecção para a regiões adjacentes”, alerta a especialista.
Cuidados diários para prevenir a otite externa
Melhor que tratar, é prevenir a otite externa. Os cuidados a seguir ajudam a evitar a inflamação e incômodo.
- Secar bem os ouvidos após o banho/natação: use uma toalha macia e incline a cabeça para cada lado para remover a água
- Evitar o uso de hastes flexíveis (cotonetes): elas podem irritar a pele do canal auditivo e empurrar a cera para dentro
- Não introduzir objetos no ouvido: evite dedos, grampos ou outros objetos que possam lesionar o canal auditivo
- Usar protetores auriculares em ambientes úmidos ou durante a natação: isso evita a entrada de água contaminada
- Evitar irritantes: produtos como sprays de cabelo ou loções podem irritar o canal auditivo; tenha cuidado ao usá-los
Manter os ouvidos secos, protegendo-os durante o banho, não usar os chamados cotonetes e minimizar a utilização de fones de ouvido, além de limpá-los com álcool após o uso, são as dicas da Dra. Vanessa.



