AchèAchè
search
Título

Moradora de Guarulhos passou a dormir melhor depois de controlar a pressão

Cuidados e Bem-estar
Dormir bem

19 de outubro de 2023

Manter a pressão arterial sob controle é uma tarefa que nem sempre é fácil, mas é de extrema importância para a saúde do corpo e para uma vida com qualidade. A hipertensão é uma condição na qual os valores da pressão arterial estão acima do que os médicos consideram como saudáveis e que colocam em risco o funcionamento do coração e de vários outros órgãos.

Picos de pressão atrapalhavam o sono de Irani

Para Irani Cavalcante, de 58 anos, encontrar o tratamento ideal para a hipertensão tinha ainda outro objetivo: dormir melhor. “Eu tinha picos de pressão e passava muito mal durante a noite. Minha pressão subia, lá pelas 2 ou 3 horas da madrugada. Tomava remédio mas não adiantava”, afirma a moradora de Guarulhos, em São Paulo.

A falta de controle sobre a doença era algo que incomodava a comerciante. Ela já havia tentado diversos tipos de tratamentos, mas a dosagem nunca parecia ser adequada. Além disso, seu organismo não se adaptava e a pressão arterial não se estabilizava. Foi durante uma consulta com seu cardiologista que a solução para o problema ficou mais perto de se tornar realidade.

Mesmo sem sintomas, tratamento da hipertensão não deve ser interrompido

Com os conselhos de seu médico e as devidas explicações, Irani decidiu iniciar outro tratamento. “Em um mês, os picos de pressão pararam. Eu tenho diabetes também e nunca parei de tomar a medicação. Desde então, nunca tive mais problemas. Minha pressão hoje é de criança”, explica, contente, a comerciante. Há cinco anos, sua pressão está normalizada.

A atitude da moradora de Guarulhos de não interromper o tratamento da hipertensão é fundamental para evitar uma piora súbita da doença. “Parar repentinamente um tratamento pode ser perigoso, uma vez que a hipertensão pode causar dano permanente a órgãos vitais do corpo”, explica o cardiologista Abel Magalhães. Olhos, coração, rins e cérebro são os mais afetados, com sérias repercussões que vão de AVCs à cegueira.

Foto: Shutterstock

Newsletter
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
Qual é a quantidade máxima de cafeína recomendada para não perder o sono?

Enquanto algumas pessoas costumam beber café apenas por causa do sabor, outras optam pela bebida por sua capacidade de despertar o corpo. Este efeito vem da cafeína, substância que pode prejudicar o sono. “A cafeína, presente no café, refrigerante, chá preto, chimarrão e energético, é um estimulante e não permite que o cérebro descanse apropriadamente”, […]

Artigos
Ouvir música para dormir pode prejudicar a qualidade do sono?

O hábito de ouvir música é bastante benéfico à saúde: auxilia a memória, estimula o bom humor e ajuda a estabelecer vínculos. Por outro lado, ouvir música na hora de dormir pode provocar tanto efeitos positivos quanto negativos para a qualidade do sono. O resultado dependerá do tipo de música escolhido. Música agitada na hora […]

Artigos
Insônia: principais causas, tratamento e perigos. Saiba tudo sobre a doença!

A insônia é caracterizada pela dificuldade de começar a dormir ou de manter o sono, o que pode ser agravado caso ela seja crônica. Neste caso específico, o problema dura por um período de tempo maior do que o normal. Muitos fatores podem causar a insônia e a identificação dos seus sinais deve ser feita […]

Converse com um dos nossos atendentes