Segundo dados do Ministério da Saúde, cerca de 25% da população brasileira sofre com hipertensão. Por ser uma doença sem cura, o tratamento é focado no controle da pressão arterial por meio de remédios hipertensivos aliados a uma alimentação balanceada e prática de exercícios físicos. Entre as opções, a combinação das substâncias maleato de enalapril e besilato de anlodipino oferece muitos benefícios no tratamento.
“O maleato de enalapril é uma substância que age na inibição da enzima conversora de angiotensina, responsável pela constrição dos vasos sanguíneos, logo, ele promove uma vasodilatação arterial e, consequentemente, a queda da pressão arterial”, explica o cardiologista Benjamin Segal. “Bem como o besilato de anlodipina, um bloqueador dos canais de cálcio que, por diversos mecanismos, leva à vasodilatação arterial também”. O benefício dessa combinação de moléculas também se estende a outros órgãos: “Os rins e o próprio coração também ficam protegidos de ações prejudiciais”, completa o médico.
Tratamento para qualquer tipo de hipertensão
A hipertensão é classificada em três tipos: leve (pressão arterial de 14/9 até 15/9), moderada (16/10 até 17/10) e grave (17/10 ou mais). De acordo com Segal, o enalapril e a anlodipina são excelentes escolhas nas diversas formas da doença, pois suas dosagens podem ser ajustadas para um melhor controle no tratamento de cada paciente. “As substâncias promovem diminuição da morbidade e mortalidade, bem como proteção dos órgãos que são diretamente e indiretamente afetados pela hipertensão”, afirma.
O médico ainda ressalta que cada paciente deve ser tratado dentro de suas especificidades. “Por exemplo, um jovem se comporta de uma maneira diferente de uma pessoa mais idosa, assim como as diversas causas de hipertensão irão estabelecer necessidade de tratamentos diferenciados”, explica. “Em geral, temos um bom controle com essas duas substâncias e, até mesmo pelo sinergismo entre suas ações, podemos utilizar doses menores e com menor grau de incidência de efeitos adversos, para alcançar as metas estabelecidas”.
Além de remédios, controle a hipertensão com hábitos saudáveis
O uso de remédios ajuda a controlar hipertensão, mas o primeiro passo para manter manter a pressão arterial sob controle é seguir um estilo de vida saudável. “Vale para qualquer doença ou condição clínica, da hipertensão a diversos tipos de câncer”, conclui o cardiologista. “Isso inclui uma rotina de exercícios aeróbicos e isométricos, alimentação rica em fibras, minerais, proteínas de origem vegetal ou animal de baixo teor de gordura, vegetais em suas diversas formas e livres de agrotóxicos, hidratação abundante e baixa ingestão de açúcares, sal e frituras. Tanto o plano alimentar quanto o plano físico devem ser individualizados e acompanhados por profissionais adequados”.